ACOMPANHAMENTO SOCIOFAMILIAR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EGRESSOS DA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO CONCRIAD

Autores

  • Gustavo Thayllon Franca Silva Departamento de educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Departamento de ciência da computação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter - Curitiba PR.
  • Priscylla de Oliveira Vieira Ferreira FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA - FIC DOCTUM CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
  • André Gomes de Souza Graduado em Serviço Social pela Faculdades Integradas de Caratinga, atua como Assistente Social na Prefeitura de Fernandes Tourinho.
  • Márcia Helena de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2019v17i1.526

Palavras-chave:

Medida Protetiva, Abrigamento, Acompanhamento Sociofamiliar,

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo demonstrar como a equipe técnica dos equipamentos públicos estatais Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social realiza o acompanhamento sociofamiliar. Para tal foi desenvolvida pesquisa bibliográfica com os principais autores que discutem a temática no Brasil e entrevistas com uma profissional que atua no Consórcio Intermunicipal de Atenção à Criança e ao Adolescente, responsável pelo abrigamento institucional na Comarca de Tarumirim, além de entrevistas com as 04 profissionais dos equipamentos públicos de proteção social conveniados A pesquisa realizada foi do tipo quali/quantitativa e os dados representados através de gráficos com estatística simples, a análise realizada utilizou-se como método o crítico dialético. Os resultados obtidos demonstram que embora na maior parte dos casos de abrigamento as famílias tenham sido acompanhadas realizando um desligamento responsável.

Biografia do Autor

Gustavo Thayllon Franca Silva, Departamento de educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Departamento de ciência da computação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter - Curitiba PR.

Departamento de educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Departamento de ciência da computação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter - Curitiba PR.

Priscylla de Oliveira Vieira Ferreira, FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA - FIC DOCTUM CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Graduada em Serviço Social Pela Faculdades Integradas de Caratinga - MG, Com Pós Graduação em Lato Sensu em Serviço Social: Fundamentos e Competências Profissionais, Atuando hoje no Quadro de Tutores/Professores Presenciais do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Internacional Uninter - PAP CARATINGA.

Márcia Helena de Carvalho

Possui mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2015), especialização em Políticas Públicas, Terceiro Setor e Ongs pela Faculdade Integrada de Caratinga (2007) e graduação em Serviço Social pela Faculdade Integrada de Caratinga (2006). Atualmente atua como Coordenadora do Curso de Serviço social da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu-MG e o corpo docente desta instituição lecionando para o Direito e Serviço Social. Atua também como docente da rede DOCTUM de ensino no Curso de Serviço Social, além de lecionar para a Pós -Graduação "Latu Sensu" e, Saúde Mental e Dependência Química da UNESAV .Tem experiência em Serviço Social com ênfase em criança e adolescente, atuando nos seguintes temas: direitos humanos, política social, gestão pública e judicialização.

 

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Publicado

2019-04-05

Edição

Seção

Artigos