RIO MANHUAÇU (MG): O REFLEXO NA CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2019v17i1.712Palabras clave:
Flúmen, Mata Ciliar, Planejamento Urbano, Poluição Ambiental, Rios UrbanosResumen
No decorrer da história das cidades, pelo crescimento demográfico acelerado, possíveis falhas no planejamento e medidas de conscientização pública inexpressivas, observa-se, entre outras consequências, o aumento na poluição ambiental. O presente artigo aponta relatos de rios urbanos que passaram por um período de esquecimento, mas que havendo uma percepção coletiva de sua importância, a vida foi recuperada, juntamente com a flora e a fauna local, tornando-os protagonistas na paisagem urbana. Dispõe do Rio Manhuaçu, uma sub-bacia do Rio Doce, localizado no estado de Minas Gerais, para estudos e análises. Tem como objetivo verificar a contextualização do rio em relação à cidade, tanto em âmbito histórico quando no período atual. Por meio de estudos bibliográficos, estudos de casos, visitas in loco com levantamentos fotográficos e registros em mapas, verificou-se que a cidade vivencia um período no qual o flúmen não é visto como fator de importância para os habitantes, recebendo o despejo direto no esgoto de todo o município, além das edificações que invadem o leito do rio, consideradas em estado de risco, e a mata ciliar, resultando em poluição ambiental. Conclui-se que existem leis que visam a valorização do rio, mas por falta de um bom planejamento urbano, fiscalização e conhecimento dos moradores não são devidamente aplicadas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).