PRODUÇÃO DE BLOQUETES EM CONCRETO VERDE COM ADIÇÃO DE PALHA DE CAFÉ
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2017v15i1.89Palavras-chave:
Bloquetes, Cinzas, Concreto verde, Palha de Café.Resumo
O estado de Minas Gerais é responsável por grande parte da produção cafeeira do país. A constatação da necessidade de encontrar tecnologias sustentáveis para lidar com a quantidade de resíduos gerados por essa demanda de café na região faz surgir esta pesquisa. O objetivo do estudo foi o desenvolvimento de bloquetes por meio de um concreto verde com a adição de cinzas da casca de café separada de qualquer matéria orgânica e em substituição de parte do cimento. Foram determinados os traços de concreto em que parte do cimento foi substituída em pelas cinzas da palha de café. Para tanto, foi feita uma análise estatística, na qual foi necessário um planejamento fatorial de experimentos do tipo 2k, sendo k o número de fatores, com dois níveis para cada fator. Os corpos-de-prova foram moldados com traço de 1:1 (Areia, Pó de brita) com substituição de 0%, 12,5%, 25%, 37,5% e 50% do volume do cimento pelas cinzas da casca de café.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).