PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PARA ENSINO DE FÍSICA BASEADAS NA APLICAÇÃO DO MODELO DE APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA

Autores

  • Ismenia Cerqueira Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fernanda Franklin Seixas Arakaki Universidade Federal Fluminense
  • Henrique Silva Freitas Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Andréia Almeida Mendes Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Resumo: Trata-se de um relato de práticas experimentais em circuitos elétricos utilizando o modelo de aprendizagem por descoberta que foi aplicado durante o estágio em docência para o ensino de física com a finalidade de elaboração do trabalho de conclusão de curso da licenciatura em Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi realizada uma revisão de teorias construtivistas que fornecem diversas bases para a consolidação das metodologias ativas de ensino, as quais têm o aluno como protagonista e responsável por seu processo de aprendizagem. Dessa maneira, o modelo de aprendizagem por descoberta também está inserido neste contexto de metodologia ativa que incentiva os alunos a lidarem com a própria curiosidade e durante atividades práticas, levando-os a analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções para os problemas propostos.  Essa metodologia de ensino foi aplicada na Escola Estadual Laura Xavier Santana em Ipatinga – MG para as turmas de 3º ano do Ensino Médio e EJA 3. Esta aplicação permitiu o aperfeiçoamento da prática docente, favorecendo ao aluno a melhor absorção de conteúdos por parte dos alunos através do desenvolvimento da autonomia e participação no aprendizado.

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Publicado

2019-11-18

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas