O ENEM E AS TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO DO PAÍS

Autores

  • Bruna Conceição Oliveira
  • Paulo Vinícius Silva de Santana
  • Humberto Vinício Altino Filho Centro Universitário UNIFACIG
  • Lidiane Hott de Fúcio Borges
  • Moisés Luiz Gomes Siqueira

Resumo

Este artigo tem como tema as transformações causadas pelo ENEM no decorrer de sua história de aplicações. Desde sua criação, em 1998, até os dias de hoje a educação do país passou a girar em torno desse exame, em que os alunos têm um único desejo, ter um bom desempenho no ENEM e ingressar no Ensino Superior alcançando suas metas e sonhos de uma boa profissão. Veremos como muitas mudanças ocorreram, mas como ainda a muito a ser conquistado tantos em relação as Políticas Públicas, como no modo de pensar dos alunos. Com diversas mudanças nos cenários educacionais, percebeu-se a necessidade e urgência de mais mudanças na Educação do Brasil, pois muitos estão muito longe de terem a chance de conquistar uma vaga no Ensino Superior. Há um movimento entre melhorias e desigualdades e, nesse sentido, prossegue-se no processo de avançar em direção ao atendimento das demandas e assim do amplo acesso ao conhecimento

Biografia do Autor

Humberto Vinício Altino Filho, Centro Universitário UNIFACIG

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG). Professor e Analista Educacional no Centro Universitário UNIFACIG.

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Publicado

2021-01-22

Edição

Seção

Ciências Humanas