O USO DE SOFTWARES COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO AUXÍLIO DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Renata Aparecida Pereira Teodoro
  • Lidiane Hott de Fúcio Borges
  • Hellen Cristine Prata de Oliveira

Resumo

Este artigo faz uma análise à metodologia de ensino tradicional na Matemática versus o ensino tecnológico, visa à inclusão de softwares educativos nas aulas e as contribuições para o ensino aprendizado da mesma. O trabalho objetiva apresentar reflexões sobre a visão dos alunos frente a metodologia tradicional e como se adaptam ao apresentar um software educativo. Relata as dificuldades encontradas pelos professores com a utilização de softwares, onde visa mostrar a importância de inserir o
computador e sua principal utilização através de softwares no ensino da Matemática. Avalia a tecnologia como recurso pedagógico onde o aluno é capaz de construir de forma autônoma o conhecimento, sendo um
agente ativo na aprendizagem. Considera-se atualmente que só os recursos tradicionais não atendem mais o modelo educacional que a sociedade anseia, é preciso inovar a metodologia de ensino para atender a nova geração de alunos. Essa geração que nasceu na era digital com acesso rápido a internet e a grande proliferação de dispositivos móveis. Assim cabe a esse educador ter consciência que a educação é feita
para o futuro, atualizar frente às novas metodologias de ensino para a formação desses alunos que já nasceram na era do clicar. Desta forma, leva-se o discente a um conhecimento rápido, interativo e significativo, transformando-o motivado a aprender a Matemática.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra