POR UMA GESTÃO EMOCIONAL SUSTENTÁVEL: A METÁFORA COMO RECURSO PERSUASIVO EM UMA REPORTAGEM SOBRE ECOLOGIA EMOCIONAL
Resumo
Os novos estudos sobre a metáfora, realizados nas últimas décadas, levaram à superação do conceito desse tropo apenas como ornamento linguístico próprio do discurso poético ou retórico. Observou-se que alinguagem comum, mesmo a científica, supostamente literal, é carregada de metáforas. Em 1980, com a publicação do livro Metaphors we live by, de Lakoff e Johnson, intensificou-se a discussão sobre a natureza conceitual da metáfora e sua grande influência sobre o pensamento humano. Na atualidade, tem sido uma tendência dos estudos linguísticos abordar a metáfora de uma perspectiva sociocognitiva, no âmbito da linguagem em uso, em que se "transfere a metáfora da mente para o mundo", como propõe Gibbs (1999). Desse ângulo, acreditando que a metáfora estabelece ligações entre argumentos lógicos e emocionais, analisamos um corpus composto de expressões metafóricas utilizadas em uma reportagem sobre Ecologia Emocional (MUNARETTI e QUEIROZ, 2008, p.114). Procuramos verificar que papel a metáfora cumpre como recurso persuasivo na produção de sentidos em um texto jornalístico.