ESTUDO DE UM PROJETO DIDÁTICO DE GÊNERO COMO DISPOSITIVO DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Resumo
O artigo aborda o processo de transposição didática dos gêneros textuais, em função do ensino de leitura e de produção escrita nas aulas de língua portuguesa. Sob a perspectiva de um Projeto Didático de Gênero, buscou-se analisar as oficinas elaboradas por um docente e em que medida elas contemplam os conteúdos ensináveis do gênero elencados pelo modelo didático, conceito desenvolvido por Dolz e Schneuwly (2004). Os dados evidenciam que as atividades criadas pelo professor priorizam o ensino da organização estrutural do gênero textual carta de reclamação. Os recursos linguísticos trabalhados em sala de aula foram tomados como objeto de reflexão em poucos momentos. Duas possíveis explicações àsescolhas realizadas pelo docente seriam: (1) enfocar o ensino dos elementos linguísticos representaria um retorno às práticas tradicionais, (2) o professor teria dificuldade de reconhecer as características estilísticas
do gênero e, principalmente, de saber como ensiná-las aos alunos, não abordando de forma produtiva esses aspectos nas aulas.