AÇÕES MERCADOLÓGICAS UTILIZADAS PELAS IGREJAS NA CAPITAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SEUS FIÉIS.
Resumo
Com relação ao objetivo geral do trabalho, o estudo se propôs a verificar as estratégias mercadológicas e como o uso das ferramentas de marketing pode consolidar a Igreja, seja por meios de divulgações ou até mesmo através de outros meios para que ocorra seu crescimento perspicaz, do aumento de seus membros e daqueles que estão à espera de terem suas necessidades e desejos supridos pela religião. Quanto aos objetivos específicos, apresentar às igrejas o conhecimento dos instrumentos de marketing para que possam aplicá-los e assim encontrar crescimento e influenciar a fé através das ferramentas que o marketing possibilita. Para identificar as ações realizadas pelas igrejas e o conhecimento dos seus representantes sobre os conceitos de marketing, foram utilizadas as seguintes classificações metodológicas: pesquisa descritiva, com coleta de dados por meio de entrevista qualitativa com representantes de três igrejas evangélicas. Percebeu-se que as igrejas utilizam de algumas ações de marketing, mas que em todas as três há a necessidade de se aprofundarem nos conhecimentos do marketing e que todos acreditam ser necessário utilizar do marketing e que eles trazem bons resultados.
Referências
ABREU, M. M. O Uso do Marketing nas Organizações Religiosas. Coimbra, Portugal: UBI, 2004.
AKEMITO, D. A recuperação e o avanço evangelizador da igreja católica apostólica romana: uma revisão pela perspectiva do marketing. Disponível em:. Acesso em: 19 mar. 2020.
ALMEIDA, R. B. P. Igreja: movimento multiplicador. Curitiba: Ministério igreja em Célula, 2014.
BÍBLIA SAGRADA. Edição revista e corrigida. Rio de Janeiro, Imprensa Bíblica Brasileira, 1981.
BIZZOCCHI, A. Marketing científico: o papel do marketing na difusão da ciência. In: INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA – 1 a 5 Set 2002. Acesso em: 29 mai. 2020.
CAFFERKY, M. E. Venda boca a boca: deixe seus clientes fazerem a propaganda. São Paulo: Nobel, 1999.
COMISKEY, J. Multiplicando a liderança: Preparando líderes para fazer a colheita. Curitiba: ed. Ministério Igreja em células. 2008.
DURAES, A. A. O espetáculo midiático da fé: os cultos da Igreja Universal do Reino de Deus e a Televisão. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/7297/1/arquivototal.pdf. Acesso em: 19 mar. 2020.
GABRIEL, M. Marketing na Era Digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Editora Novatec, 2010.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GONZÁLEZ REY, F., Pesquisa qualitativa e subjetividade: Os processos de construção da informação. Thomson: São Paulo, 2005.
ITO, D. A. A recuperação e o avanço evangelizador da igreja católica apostólica romana: uma revisão pela perspectiva do Marketing. Pré-Projeto de Pesquisa apresentado para seleção do Programa de Mestrado de Administração de Empresas da PUC. São Paulo, 2003. Acesso em: 21 fev. 2020.
KATER FILHO, A., O Marketing aplicado à Igreja Católica. São Paulo, Loyola, 1995.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12ª ed. São Paulo: 53 Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LEWIS, B. R; LlTTLER, D. (Org.) Dicionário Enciclopédico de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.
LIMA, K. M. Propagando a fé: como a Igreja Universal do Reino de Deus utiliza as técnicas da propaganda e marketing para sua expansão, exemplo do caso sul-matogrossense. In: INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Revista Conbrad Comunicação. XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2001, Campo Grande: MS. Anais... Campo Grande: MS, INTERCOM, 3 a 7 de setembro de 2001. Acesso em: 21 fev. 2020.
LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: O marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2003.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2008.
NEVES, A. Marketing Cristão. Rio de Janeiro, 2009.
PORTO, C. Facebook Marketing. São Paulo: Editora Novatec, 2014.
REFKALEFSKY, E. Bill Bernbach: o criador do Posicionamento. CD/ROM do XXI Intercom — Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação, GT Propaganda; Rio de Janeiro: setembro/1999.
ROCHA, Â.; CHRISTENSEN, C. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SHIMOYANA, C.; ZELA, D. R. Coleção Gestão Empresarial - Administração de Marketing. Curitiba: Ed Gazeta do Povo, 2006.
SOUZA, B. Startup Marketing: marketing digital para triunfar na internet. Startup 101 – 2014
TORRES, C. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2010.