ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO PROPOSTA DE MANUTENÇÃO DE CLIENTES DE UM BANCO SITUADO EM MINAS GERAIS

Autores

  • Reginaldo Adriano de Souza Centro Universitário UNIFACIG
  • Denise Ferreira de Araújo Centro Universitário UNIFACIG
  • Emanuelly Barbosa de Souza Centro Universitário UNIFACIG
  • Gabriel Rufino da Silva Deboçãn Centro Universitário UNIFACIG
  • Luiz Gustavo Leite Souza Centro Universitário UNIFACIG
  • Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura Centro Universitário UNIFACIG

Resumo

A busca pela manutenção de clientes tem sido cada vez mais desafiadora, tornando o mercado ainda mais competitivo. Neste ambiente de rivalidade as agências bancárias têm buscado alternativas no marketing para expandir suas ofertas de produtos e serviços. Como forma de conseguir um diferencial competitivo para conversão de clientes, o marketing de relacionamento é cada vez mais visto como uma solução para as empresas. O consumidor está cada vez mais exigente, e em meio à era digital, onde as relações estão cada vez menos humanas, investir em um relacionamento personalizado a longo prazo pode gerar resultados positivos e sólidos. Diante do exposto, este artigo buscou analisar através de um estudo de caso, como tem sido aplicado o marketing de relacionamento como proposta de manutenção de clientes em um banco situado no Município de Caparaó (MG), com o objetivo de verificar quais são as ações que apresentam os melhores resultados. Para isso foi feito uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se de uma entrevista semiestruturada realizada com o funcionário de atendimento do banco. Pode-se observar que a agência bancária em questão, investe muito no relacionamento com o cliente e usa de vários meios para manter um vínculo afetivo através de visitas domiciliares. Os produtos e serviços são ofertados de acordo com o perfil do cliente, criando maiores chances de atender os objetivos das partes envoltas no processo. Há uma equipe estratégica de marketing que planeja o atendimento antes, durante e depois da venda, acompanhando o cliente em cada passo, para que se sinta seguro e amparado.

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Publicado

2022-03-09

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas