MORBIDADE E MORTALIDADE DAS DOENÇAS GASTROINTESTINAS NA POPULAÇÃO DE MONTES CLAROS (MG)
Resumo
As doenças do aparelho digestivo são comuns no dia a dia da Atenção Básica e sua incidência apresenta relação com hábitos de vida e principalmente costumes alimentares. Este trabalho apresenta um estudo analítico feito com a população da cidade de Montes Claros no estado de Minas Gerais. Através de dados obtidos do bando de dados DATASUS, constatou-se números significativos de mortalidade e morbidade hospitalar com causas relacionadas ao sistema digestivo. Assim, o presente artigo tem como objetivo relacionar hábitos de vida mais saudáveis à redução de doenças gastrointestinais mais comuns, visando à qualidade na saúde da população da cidade estudada. A partir da diminuição de costumes prejudiciais à saúde, espera-se diminuir a demanda e procura dos serviços de saúde, com consequente queda da morbidade hospitalar relacionada a essa temática.
Referências
APARÍCIO, G. Ajudar a desenvolver hábitos alimentares saudáveis na infância. Millenium-Journal of Education, Technologies, and Health, n. 38, p. 283-298, 2016.
BANKOFF, ADP; BISPO, IMP; SOUZA, MAB. Estudo da cultura alimentar, hábitos de vida e influências sobre as doenças crônicas não transmissíveis. Revista Saúde e Meio Ambiente- RESMA, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, v. 10, n. 1, 2020.
VASCONCELOS, NBD. O Saber e as escolhas alimentares de jovens: o entendimento da relação saúde-doença a partir da alimentação. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
DIRECÇÃO GERAL DA SAÚDE. Programa Nacional de Intervenção Integrada sobre
Determinantes da Saúde Relacionados com os Estilos de Vida. Ministério da Saúde. 2003.
REGO, C.; SILVA, D.; GUERRA, A.; FONTOURA, M.; MOTA, J.; MAIS, J.; FONSECA, H.; MATOS, M. Obesidade Pediátrica: a doença que ainda não teve direito a ser reconhecida. In 1º Simpósio Português sobre a Obesidade Pediátrica. Grupo de Estudo da Obesidade Pediátrica (GEOP) da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), p.1-5. 2004.
SOBRINHO, JLG; RAIMUNDO, RJS. Alimentação saudável na melhor idade. Valparaíso de Goiás, 2013.