INCLUSÃO DO DEFICIENTE INTELECTUAL: UM MOVIMENTO PEDAGÓGICO

Autores

  • Jéssica Pereira Nunes
  • Alessandra Alves de Souza Nery

Resumo

A inserção de alunos com deficiência intelectual no ensino regular é um dilema que tem de ser enfrentado. Até bem pouco tempo o aluno portador de alguma deficiência estudava em escolas especiais, com professores especializados e tendo o suporte de uma equipe multidisciplinar. Ao serem expostos às mazelas do ensino público, quando políticas vigentes deram prioridade às leis que defendem o direito dessas pessoas, foi perceptível o despreparo para recebê-los, pois estavam acostumados com o modelo de
aluno padrão. Apesar de muitos acreditarem que as pessoas com deficiência intelectual têm poucas possibilidades de se desenvolver e aprender formalmente, o objetivo deste é, além de refletir sobre o
conceito de deficiência intelectual, sugerir alguns aprimoramentos para a prática pedagógica dos professores do ensino regular, além de maneiras para melhorar o relacionamento desses alunos na escola, na família e também possibilitar uma chance de serem bem sucedidos na sua vida em sociedade.

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Publicado

2017-05-24

Edição

Seção

Ciências Humanas