PSICOLOGIA ESCOLAR: CONTEXTUALIZAÇÃO

Autores

  • Viviane Andrade Moura Faculdade América
  • Linccon Fricks Hernandes Faculdade América

Resumo

Resumo: O presente trabalho apresenta a contextualização da inserção do profissional de psicologia junto com a equipe multidisciplinar nas escolas públicas. O objetivo é apresentar situações conflituosas vivenciadas no ambiente escolar como problemas de aprendizagem e violências. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica. A finalidade é contribuir para desmistificar a imagem da Psicologia Escolar com a visão patologizada, além disso problematizar os conflitos que os indivíduos enfrentam no dia a dia dentro das escolas. Ademais, este artigo busca ressaltar a importância dos profissionais de psicologia se posicionarem de forma eticamente correta e crítica nesse novo espaço que estão adentrando. É necessária a construção de um novo modelo dos ambientes escolares que apostem na desindividualização das demandas individuais assim como em ações adequadas a cada contexto.

Biografia do Autor

Viviane Andrade Moura, Faculdade América

Graduanda de Psicologia Faculdade América de Cachoeiro de Itapemirim

Linccon Fricks Hernandes, Faculdade América

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local-EMESCAM , Professor e Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade América

Referências

AIRES, Januária Silva; FREIRE, Alane Novais. A contribuição da psicologia escolar na prevenção e no enfrentamento do Bullying. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2012, v. 16, n. 1 [Acessado 23 Agosto 2021] , pp. 55-60. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100006>. Epub 26 Jul 2012. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100006.

Andrada, Edla Grisard Caldeira deFocos de intervenção em psicologia escolar. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2005, v. 9, n. 1 [Acessado 8 Agosto 2021] , pp. 163-165. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000100019>. Epub 03 Dez 2010. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000100019.

BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de; CUNHA, Thiago Colmenero. Por Uma Concepção Política de Conflito Escolar. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.9, p.70-80, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/20508. Acesso em: 10 ago.2021.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria De Lourdes Trassi: Psicologias Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 13.ed. Saraiva, 2001.

BOTELHO, Patrick Silva; CUNHA, Thiago Colmenero e BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de PROCESSOS DE CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA NO TERRITÓRIO ESCOLAR. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2020, v. 24 [Acessado 10 Agosto 2021] , e200988. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-35392020200988>. Epub 21 Ago 2020. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/2175-35392020200988.

BRASIL. Lei 13935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/791720123/lei-13935-19. Acessado em: 10 maio.2021.

CAMPOS, Maria Luana Fiorin; CARVALHO, Gabrieli da Silva; CORTEZINI, Helena dos Santos; FRICKS, Linccon; MOURA, Viviane Andrade; Rebeca Dutra Pereira. A saúde Mental dos Adolescentes em Contexto Escolar. Pensar Acadêmico, v.1, 2021. Disponível em:

http://www.pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/congressointepsicologiafamerica/article/view/2695. Acesso em: 20 ago.2021.

COSTA, Káren Maria Rodrigues da; MIRANDA, Cássio Eduardo Soares. Associação Entre Bullying Escolar e Suicídio: Uma Revisão Integrativa da Literatura. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, Florianópolis, v.12, n.31, p.289-304, 2020. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69815. Acessado em: 23 ago.2021.

DANTAS, Heloysa; LA TAILLE, de Yves; OLIVEIRA, de Marta Kohl: Piaget, Vigotski, Wallon [recurso eletrônico] : teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial, 2019. Edição do Kindle.

OLIVEIRA-Menegotto, Lisiane Machado de e FONTOURA, Gabriela Prado da. Escola e Psicologia: Uma História de Encontros e Desencontros. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2015, v. 19, n. 2 [Acessado 6 Agosto 2021] , pp. 377-386. Disponível em:

<https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192869>. ISSN 2175-3539.

https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192869.

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia escolar: cenários atuais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2009, vol.9, n.3, pp. 648-663. ISSN 1808-4281. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000300007. Acessado em: 25 ago.2021.

Psicologia escolar: cenários atuais/ FRANCISCHINI, Rosângela; VIANA, Meire Nunes Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2016. 215p.

Downloads

Publicado

2022-03-09

Edição

Seção

Ciências da Saúde