O EFEITO CORRELACIONAL ENTRE AS PERCEPÇÕES DOCENTE E DISCENTE QUANTO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PANDEMIA
Resumo
O estudo permeou a problemática em compreender a adaptação do docente e discente do Ensino Superior, durante a crise sanitária pandêmica, sobre os conhecimentos, habilidades e competências no processo de ensino/aprendizagem remoto convergem. Realizou-se uma pesquisa através dos métodos quantitativos e qualitativos, com corte transversal e dados primários obtidos através de questionário aplicado pelo Google Forms, desenvolvido por meio dos conceitos de conhecimento, habilidades e atitudes apresentados por Chiavenato (2003), Pereira, Conte e Dias (2017). O grupo amostral foi de 102, com caráter por conveniência, utilizou-se para análise o método de estatística descritiva e teste de correlação de significância Spearman. Destaca-se na obtenção de resultados predominante para este grupo amostral, onde a perspectiva generalizada do processo de ensino/aprendizagem sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes a percepção do docente/discente não converge em sua totalidade, entretanto apresentou-se algumas variáveis que possuem a mesma percepção entre os grupos.Referências
ALTHAUS, Maiza Taques Margraf; BAGIO, Viviane Aparecida. As metodologias ativas e as aproximações entre o ensino e a aprendizagem na prática pedagógica universitária. Revista Docência Do Ensino Superior, v. 7, n. 2, p. 79-96, 2017.
CAVALCANTE, Lidia Eugênia. Competência, aprendizagem colaborativa e metodologias ativas no Ensino Superior. Folha de Rosto, v. 4, n. 1, p. 57-65, 2018.
COLARES, Ana Carolina Vasconcelos; MIRANDA, Lidiane Tereza Fagundes. CORRUPÇÃO NO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 E A PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA DOS ALUNOS.
DALLABONA, Lara Fabiana et al. Conhecimentos, Habilidade e Atitudes: percepção de discentes e docentes no processo de ensino-aprendizagem. Revista Meta: Avaliação, v. 11, n. 32, p. 346-375, 2019.
HAIR Jr.; J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Tradução Lene Belon Ribeiro. Porto Alegre: Bookman, 2005.
LAGO, Nicole Cecchele et al. Ensino remoto emergencial: investigação dos fatores de aprendizado na educação superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 391-406, 2021.
MOREIRA, Danielle Aparecida Cardoso; PEREIRA, Marcela Vasco; BERTHO, Paula Renata. BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA E A IMPORTÂNCIA DO CONCRETO.
MARÔCO, J. Regressão ordinal. Análise estatística: com utilização do SPSS. Portugal: EdiçõesSílabo, 3. ed. 2014.
NOGUEIRA, Vanessa Letícia Vasconcelos et al. Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais por meio de metodologias ativas de aprendizagem: a percepção dos discentes do curso de administração da Estácio FAP. Revista de Administração e Contabilidade-RAC, v. 7, n. 14, 2021.
NOGUEIRA, Vanessa Letícia Vasconcelos et al. Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais por meio de metodologias ativas de aprendizagem: a percepção dos discentes do curso de administração da Estácio FAP. Revista de Administração e Contabilidade-RAC, v. 7, n. 14, 2021.
PAULINO, Emília Fádua Sued et al. A pedagogia libertadora de Paulo Freire, o ensino por investigação e a teoria de aprendizagem sócio-histórica: articulações possíveis para o ensino de química. 2020.
SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice Salete; LOCKMANN, Kamila. A educação emtempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 15 (2020), e2016289, p. 1-24, 2020.
SILVA, Beatriz Xavier Ferreira da; CAROLINA NETO, Victória; GRITTI, Neusa Haruka Sezaki. SOFT SKILLS: rumo ao sucesso no mundo profissional. 2020.
VELOSO, Braian. PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: VISÃO PROPOSITIVA PARA EXPLORAR A AUTONOMIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. 2020.