ARTICULAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA SOCIAL NO SUAS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo tecer problematizações sobre a formação dos profissionais de Psicologia para atuação nas políticas públicas de assistência social sobre o viés da Psicologia social. O presente trabalho trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir de uma revisão de literatura, consiste em identificar as principais áreas de atuação do profissional que atua pelo viés da psicologia social. Assim como, descrever como a psicologia social exerce um papel essencial na defesa dos direitos humanos e no auxílio e proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade. Dando ênfase no trabalho dos psicólogos nas unidades públicas do CRAS e CREAS. Visto que o trabalho nesses espaços é multiprofissional, ou seja, os psicólogos realizam o acolhimento dos sujeitos juntamente com outros profissionais, principalmente com os assistentes sociais. Foi constatado através do levantamento de literatura que existem muitas lacunas na formação dos psicólogos para atuação nas políticas públicas de assistência social, deste modo o trabalho apresenta a necessidade de continuar pesquisando sobre a temática, rever a formação e afirmar outras formas de atuação para além do modelo de clínica tradicional.Referências
Amaro, S. (2003). Visita domiciliar: guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre: Editora AGE.
Andrade, L. F. de & Romagnoli, R. C. (2010). O Psicólogo no CRAS: Uma cartografia dos territórios subjetivos. Psicologia Ciência e Profissão, 30(3), 604-619.
Botarelli, A. (2008). O psicólogo nas políticas de proteção social: uma análise dos sentidos e da práxis. Tese de Doutorado, Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de, São Paulo, São Paulo.
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social (2005). Norma Operacional Básica NOB Suas, Brasília, DF.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. 2021. Disponível em: http://www2.cfp.org.br/infografico/quantos-somos/. Acesso: 19 de Set. de 2021.
Couto, B. R. (2014). O Sistema Único da Assistência Social – Suas: na consolidação da Assistência Social enquanto política pública. In L. R. Cruz & N. Guareschi (Orgs.). Políticas públicas e assistência social: diálogo com as práticas psicológicas (5a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Guareschi, N., Comunello, L. N., Nardini, M., & Hoenisch, J. C. (2004). Problematizando as práticas psicológicas no modo de entender a violência. In M. N. Strey, M. P. R. Azambuja, & F. P. Jaeger (Orgs.), Violência, gênero e políticas públicas (pp. 177-193). Porto Alegre: EDIPUCRS.
HERNANDES, L. F. Internação Compulsória e a vida em cena. [Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local]. Vitória: Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM, 2016.
HERNANDES, L. F.; MATOS, C.S.
Hernandes, L. F. et. al, (2021). Internação Compulsória e Vida em Cena: subjetividades em descompasso. Psicologia: Ciência e Profissão 2021 v. 41 (n.spe 4), e210219,1-12
HERNANDES, LINCCON FRICKS; MATOS, C. . ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: TEMPOS DE TECER VELHOS E NOVOS DESAFIOS. In: Alexandre Almeida Rocha; Cleide Lavoratti; Silmara Carneiro e Silva (. (Org.). Política pública de socioeducação: conquistas e retrocessos. 1ed.Ponta Grossa Paraná: Estúdio Texto, 2021, v. 1, p. 1-213
GOMES, R. C. ; RAINHA, L. C. ; HERNANDES, L. F. . Uma breve análise sobre as desigualdades sociais a partir de dois casos públicos. In: Madalena Santana Gomes; Pedro Machado Ribeiro Neto; Pitiguara de Freitas Coelho. (Org.). Política de Desenvolvimento Alternativas e Tendências em PK-ES. 1ed.Vitória: Editora EMESCAM, 2018, v. 1, p. 91-102.
Ribeiro, M. E.; & Guzzo, R. S. L. Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): reflexões críticas sobre ações e dilemas profissionais. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 9(1), São João del-Rei, janeiro/junho 2014.
SCOTT, J. B. Desafios da Atuação do Psicólogo em Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia. V. 1, n. 14. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v12n1/10.pdf. Acesso em: 18 de set. de 2021.
Senra, C. M. G. & Guzzo, R. S. L. (2012). Assistência social e psicologia: Sobre tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público. Psicologia & Sociedade, 24(2), 293- 299.
SILVA, Janaína Vilares da; CORGOZINHO, Juliana Pinto. Atuação do psicólogo, SUAS/CRAS e Psicologia Social Comunitária: possíveis articulações. Psicologia & Sociedade [online]. 2011, v. 23, n. spe [Acessado 16 Setembro 2021] , pp. 12-21. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000400003>. Epub 29 Mar 2012. ISSN 1807-0310. https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000400003.
Silva, C. A. & Yamamoto, O. H. (2013). As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí. Psicologia: ciência e profissão, 33(4), 824-839.
OLIVEIRA, Patrícia Araújo de; KAHHALE, Edna Maria Severino Peters. Uma história do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a participação do psicólogo e possibilidades de atuação. Rev. psicol. polít., São Paulo , v. 20, n. 47, p. 119-131, abr. 2020 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2020000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 07 set. 2021.