OS IMPACTOS À QUALIDADE DE VIDA DE UNIVERSITÁRIOS APÓS A PANDEMIA COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
A pandemia de COVID-19 trouxe para os estudantes universitários diversas alterações em suas vidas que podem ter consequências para a qualidade de vida deles. Este estudo prevê averiguar os impactos à qualidade de vida relacionados a pandemia do COVID-19 em estudantes universitário. Para isso, o presente estudo fez uma revisão integrativa utilizando do Portal Regional da BVS – Biblioteca Virtual em Saúde e da base de dados SciELO – Scielo Scientifc Electronic Library, utilizando a lógica booleana. As pesquisas selecionadas apontaram os impactos a qualidade de vida dos universitários, especialmente, no tange aos aspectos físicos, psicológicos, sociais e ambientais. Uma pesquisa empírica será proposta pelas autoras do presente artigo, objetivando avaliar a qualidade de vida dos estudantes do Centro Universitário UNIFACIG, situado em Manhuaçu-MG, a fim de aproximar a temática com a realidade local.
Referências
BROOKS, Samantha K., et al. O impacto psicológico da quarentena e como reduzi-lo: revisão rápida das evidências. The Lancet, v. 395, n. 10227, 2020, p. 912–20. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30460-8/fulltext#%20. Acesso em: 27 de jun. 2021.
Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/53459/3/2020_dis_lsoliveira.pdf. Acesso em: 27 de jun. 2021.
FOLHA INFORMATIVA SOBRE COVID-19. Organização Pan-americana da saúde, 2021.
Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 28 de junho de 2021.
GUSSO, Hélder Lima et al. Ensino Superior em Tempos de Pandemia: Diretrizes à Gestão Universitária. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, e 238957, 2020.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pBY83877ZkLxLM84gtk4r3f/?lang=pt.
Acesso em: 21 abr. 2021.
HALE, Thomas et al. A global panel database of pandemic policies (Oxford COVID-19 Government Response Tracker). Nature Human Behaviour, v. 5, p. 529–538, Apr. 2021. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41562-021-01079-8.pdf. Acesso em: 27 jun. 2021.
HERBERT, Cornelia; EL BOLOCK, Alia; ABDENNADHER, Slim. How do you feel during the COVID-19 pandemic? A survey using psychological and linguistic self-report measures, and machine learning to investigate mental health, subjective experience, personality, and behaviour during the COVID-19 pandemic among university students. BMC Psychology, v.9, n.90, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://bmcpsychology.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s40359-021-00574-x.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.
IHM, Laura et al. Impacts of the Covid-19 pandemic on the health of university students. The International Journal of Health Planning and Management, v. 26, n.3, p. 618-627, fev. 2021. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/hpm.3145. Acesso em: 28 jun. 2021.
JÚNIOR, Públio Gomes Florêncio; PAIANO, Rone; COSTA, André dos Santos. Isolamento social: consequências físicas e mentais da inatividade física em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. 2020. Disponível em: 10.12820/rbafs.25e0115. Acesso em: 29 de jun. 2021.
LUZ, Bruno da et al. A formação humana na iniciação científica: a pandemia e os dilemas históricos educativo. In: XIX Encontro de História da Anpuh-Rio. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anpuh, 2020. Disponível em: https://www.encontro2020.rj.anpuh.org/resources/anais/18/anpuh-rj-erh2020/1600203057_ARQUIVO_f03292ed2613ab6dea45d0c2aa93b78d.pdf. Acesso em: 28 de jun. 2021.
MAIA, Berta Rodrigues; DIAS, Paulo César. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, e 200067, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067. Acesso em: 27 jun. 2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2021. BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ESPECIAL: Doença pelo coronavírus COVID-19. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/boletins-epidemiologicos/numeros-anteriores. Acesso em: 28 jun. 2021.
OLIVEIRA, L.S. Qualidade de vida e saúde mental de estudantes universitários. 142 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Saúde da Família) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família,
OUYANG, Han; WEN, Jian; SHEN, Wenyong Gu, Huaying; SONG, Kai. Evaluation of the effect of the COVID-19 pandemic on clinical characteristics and psychological status in internet consultation respondentes, Sci Prog. 2021. Disponível em:10.1177/00368504211014696. Acesso em: 29 de jun. 2021.
RODRIGUES, Bráulio Brandão et al. Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica [online], v. 44, n. Suppl 01, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404. Acesso em: 27 de junho de 2021.
SANTOS, Débora Silva. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs): uma abordagem no ensino remoto de Química e Nanotecnologia nas escolas em tempos de distanciamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Científico, v. 02, n.07, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.46375/relaec.33855. Acesso em: 29 de jun. 2021.
SOUSA, A.R; CARVALHO, E.S.S; SANTANA, T.S; SOUSA, A.F.L; FIGUEIREDO, T.F.G; ESCOBAR, O.J.V; MOTA, T.N; PEREIRA, A. Sentimentos e emoções de homens no enquadramento da doença Covid-19. Ciência & Saúde Coletiva, v.25, n.9, 2020. Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/sentimentos-e-emocoes-de-homens-no-enquadramento-da-doenca-covid19/17629?id=17629. Acesso em: 29 de jun. 2021.