QUE ESCOLA QUEREM AS CRIANÇAS? AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS QUE FREQUENTAM UM AMBIENTE CONSTRUTIVISTA E UM AMBIENTE TRADICIONAL

Autores

  • Bethania de Assis Costa
  • Maria de Lourdes Mattos Barreto

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa sobre as representações de escola de crianças da educação infantil. Os dados analisados referem-se às ideias de crianças entre 5 e 6 anos de idade, que frequentam um ambiente escolar construtivista e um ambiente escolar tradicional sobre o que seria uma escola boa e uma escola ruim. O Método Clínico Piagetiano de pesquisa foi utilizado para coleta e análise. Os dados obtidos foram submetidos à análise qualitativa, e as respostas dos sujeitos, agrupadas em subcategorias. Os resultados demonstram que as crianças compreendem a escola a partir dos aspectos que podem ser observados diretamente no contexto escolar. Suas explicações estão baseadas no que existe na escola, aspectos físicos e/ou humanos; no que se faz na escola, atividades e rotina; bem como nos sentimentos e vivências em relação à instituição. Embora tenham sido encontradas semelhanças no modo de representar a instituição escola, foi possível verificar algumas diferenças em relação ao conteúdo das respostas e dos aspectos mais ressaltados pelas crianças de cada ambiente escolar. A principal diferença foi a ênfase dada pelas crianças do ambiente tradicional ao processo ensino-aprendizagem de conteúdos escolares, enquanto as crianças do ambiente construtivista enfatizaram o brincar e as atividades que o envolvem.
Ressalta-se a importância dada pelas crianças dos dois ambientes escolares aos espaços externos e aos brinquedos, o que aponta para a necessidade que crianças têm de vivenciar experiências lúdicas na escola.

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Publicado

2017-05-24

Edição

Seção

Ciências Humanas