PASTELARIA DO ZIQUITA: UM ESTUDO DE CASO ANCORADO NA MATRIZ SWOT ORGANIZACIONAL
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise SWOT (Strengths; Weaknesses; Opportunities; Threats), em português, FOFA (Forças Oportunidades Fraquezas Ameaças), sobre a empresa Pastelaria do Ziquita.Teve como base uma pesquisa descritiva de mercado onde foram aplicados 97 questionários de caráter quantitativo junto aos consumidores da lanchonete, no período de outubro de 2014 e uma entrevista
qualitativa com o gerente administrativo. Notou-se que, em sua maioria, os consumidores são do sexo feminino, jovens que frequentam o estabelecimento pelo menos uma vez por mês tendo como principal
motivo a qualidade dos salgados. O trabalho teve início nas bibliografias de Marketing com o tema de Matriz SWOT e satisfação dos clientes. Todo o processo teve o objetivo de apresentar os pontos fortes e fracos da
empresa e as oportunidades e ameaças que o mercado lhe oferece, gerando um retorno sobre o serviço prestado e o produto vendido. O que se apresenta é a necessidade de mudança no espaço físico sem
alterar a localização, pois é um ponto a favor, e manter o nível de qualidade dos salgados que foi bem conceituado pelos consumidores. O trabalho como um todo mostra a importância do diálogo entre empresa
e consumidor.