PASTELARIA DO ZIQUITA: UM ESTUDO DE CASO ANCORADO NA MATRIZ SWOT ORGANIZACIONAL

Autores

  • Ana Paula Ferreira Daher
  • Reginaldo Adriano de Souza
  • Anandy Kassis de Faria Alvim-Hannas

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise SWOT (Strengths; Weaknesses; Opportunities; Threats), em português, FOFA (Forças Oportunidades Fraquezas Ameaças), sobre a empresa Pastelaria do Ziquita.
Teve como base uma pesquisa descritiva de mercado onde foram aplicados 97 questionários de caráter quantitativo junto aos consumidores da lanchonete, no período de outubro de 2014 e uma entrevista
qualitativa com o gerente administrativo. Notou-se que, em sua maioria, os consumidores são do sexo feminino, jovens que frequentam o estabelecimento pelo menos uma vez por mês tendo como principal
motivo a qualidade dos salgados. O trabalho teve início nas bibliografias de Marketing com o tema de Matriz SWOT e satisfação dos clientes. Todo o processo teve o objetivo de apresentar os pontos fortes e fracos da
empresa e as oportunidades e ameaças que o mercado lhe oferece, gerando um retorno sobre o serviço prestado e o produto vendido. O que se apresenta é a necessidade de mudança no espaço físico sem
alterar a localização, pois é um ponto a favor, e manter o nível de qualidade dos salgados que foi bem conceituado pelos consumidores. O trabalho como um todo mostra a importância do diálogo entre empresa
e consumidor.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas