INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO MÉDIA NA COLÔMBIA: UMA NECESSIDADE ATUAL

Autores

  • Jose Damian Ortiz Sarmiento

Resumo

O presente trabalho investigativo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica que evidenciou a necessidade de pesquisas e de criação de espaços adequados para a iniciação científica de estudantes do ensino médio. O estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizando a revisão documental e bibliográfica como técnica de coleta de dados e o registro bibliográfico como instrumento. Pesquisas e artigos científicos foram analisados, encontrando como resultado a escassa disponibilidade de pesquisa de iniciação científica nas escolas secundárias da Colômbia, o pouco preparo dos estudantes para a investigação e a necessidade latente de iniciação científica nas escolas para a produção de conhecimento científico. Concluiu-se que é preciso despertar o espírito científico dos estudantes, treiná-los e produzir ciências desde o ensino médio. 

Referências

CORZO, Josefina; MOLINA, Raúl; QUINTERO, Fabio. Semilleros de investigación: una estrategia para la formación de investigadores. Educación y educadores. v. 1, p. 31-42, 2008.

FAVA-DE-MORAES, Flavio; FAVA, Marcelo. "A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos." São Paulo em perspectiva 14 (2000): 73-77.

FERREIRA, Cristina. Concepções da iniciação científica no ensino médio: uma proposta de pesquisa. Trabalho, educação e saúde, v. 1, p. 115-130, 2003.

GIL, V. Las TIC en la educación en ciencias en Colombia: una mirada a la investigación en línea en términos de su contribución a los propósitos actuales de la educación científica. 2016. 137. Tesis de maestría en educación en ciencias naturales, Universidad de Antioquia, Medellín, 2016.

HECK, T., et al. Iniciação científica no ensino médio: um modelo de aproximação da escola com a universidade por meio do método científico. Revista Brasileira de Pós-Graduação, RBPG, Brasília, supl. 2, v. 8, p. 447 - 465, março de 2012.

HERRERA, Andrea; DE VARGAS, Leidy. Los semilleros escolares de investigación: un aporte a la calidad educativa. Revista Cedotic, v. 6, n. 1, p. 225-248, 2021.

IBARRA, Luis. Límites y Ventajas en el Proceso de Enseñanza y aprendizaje de la Investigación Formativa. Revista San Gregorio, n. 16, p. 142-153, 2017.

PALACIO, Olga. Desarrollo de la competencia investigativa desde los semilleros de investigación. Revista Científica General José María Córdova, v. 9, n. 9, p. 187-207, 2011.

PORTILLA, Yubar Benítez; RODRÍGUEZ, Félix, M. Ecosistema científico: Comunidades e instituciones que promueven la investigación formativa. In: DAZA, Carlos. Iniciación científica conceptualización, metodologías y buenas prácticas. Bogotá, Institución Universitaria Politécnico Grancolombiano, 2019. p. 40-49.

URIBE, Carlos. Siete retos de la educación colombiana para el período 2006–2019. Pedagogía y saberes, n. 24, p. 33.41-33.41, 2006.

VIGOTSKY, L. (1981). Pensamiento y lenguaje: 1 reimpressão. La Habana, Cuba: Edit. Pueblo y Educación, 1981.

Downloads

Publicado

2022-03-11

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas