AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA PANDEMIA: COM A VOZ, OS PROFESSORES
Resumo
Este estudo tem como foco analisar o uso das estratégias de aprendizagem ativa pelos docentes no contexto educacional da pandemia. Sabe-se que o COVID-19 gerou transformações inesperadas e repentinas na educação do país. Em poucos dias, as escolas tiveram que se adequar a modalidade do ensino remoto, surgindo assim diversos desafios a serem enfrentados, dentre os quais o de manter os alunos como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, por meio de estratégias de aprendizagem ativa. A pesquisa foi realizada com professores de escolas públicas e privadas da educação básica de uma cidade da Zona da Mata de Minas Gerais. Os resultados apontam que os professores já utilizavam as estratégias em suas aulas antes do período de pandemia e após essa mudança rápida no modelo da educação os docentes continuaram a fazer uso desse recurso.
Referências
ANASTASIOU, Léa da Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. Anastasiou LGC. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2007.
ARRUDA, E. P. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 11 jul.2021.
BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013. Acesso em: 07 jul.2021.
BORELLI, Suellen Barbara. Pirâmide de Willian Glasser. Borelli Academy. [S/N]. Disponível em: https://www.borelliacademy.com.br/artigo/piramide-de-willian-glasser. Acesso em 22 ago.2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 11 jul.2021.
CECY, Carlos; OLIVEIRA, Geraldo Alécio de; COSTA, Eula Maria de Melo Barcelos. Metodologias ativas: Aplicações e vivências em educação farmacêutica. Brasília, DF, 2013.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. Acesso em: 07 jul.2021.
GOVERNO DE SÃO PAULO. Competências socioemocionais. Secretaria de Educação de São Paulo. SP. 2021. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/Coletiva-socioemocionais-18-5.pdf. Acesso em: 29 ago.2021.
HUBERMAN, Michel. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.) Vida de professores. Porto: Porto Editora, 2000. p. 31-62
JOYE, Cassandra, MOREIRA, Marília & ROCHA, Sinara. (2020). Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development. 9. 521974299. 10.33448/rsd-v9i7.4299. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341828716_Educacao_a_Distancia_ou_Atividade_Educacional_Remota_Emergencial_em_busca_do_elo_perdido_da_educacao_escolar_em_tempos_de_COVID-19. Acesso em: 07 jul.2021.
MORAN, José. Mudando a educação com as metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 08 jul.2021.
OLIVEIRA, Flávio Rodrigues; OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani; FERNANDES, Adriano Hidalgo. Metodologias Ativas: Repensando a prática docente no contexto educacional do século XXI. Revista Aproximação, v. 2, n. 02, 2020. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/6360. Acesso em: 08 ago.2021.
SANTOS NETO, Elydio dos; FRANCO, Edgar Silveira. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. 2010.
SILBERMAN, M. Active learning: 101 strategies do teach any subject. Massachusetts: Allynand Bacon, 1996.