RELAÇÃO ENTRE FRATURAS EM IDOSOS POR QUEDA E USO DE MEDICAMENTOS: OBSERVAÇÃO DE GRUPO DE RISCO NA CIDADE DE MANHUAÇU/MG

Autores

  • Thâmella Barbosa Ferreira Centro Universitário UNIFACIG
  • Renata de Freitas Mendes

Resumo

A população do mundo vem aumentando, e os dados confirmam a transformação da pirâmide etária com aumento do número de idosos, com isso as necessidades e dificuldades enfrentadas com o envelhecer são acentuadas. Um fator que chama atenção são as fraturas por queda da própria altura influenciadas pelo uso de alguns medicamentos como os benzodiazepínicos, bloqueadores dos canais de cálcio e diuréticos, que tem como principal efeito colateral a hipotensão ortostática, muito utilizados pelos idosos, seja em uso individual ou com associação, que acarreta maior preocupação pelo risco aumentado de quedas, e as mesmas podem gerar a interrupção de independência ou até mesmo a morte do paciente. As fraturas mais comuns são do fêmur, da coluna e do rádio, sendo a do fêmur a considerada a mais preocupante. Percebe-se que o número de idosos aumentando, o número de patologias associadas ao envelhecer, ou até mesmo ao abandono, como é possível observar nas instituições de longa permanência para idosos, aumentando o uso de fármacos como os citados que podem ser prejudiciais se não tomados de forma adequada e com os devidos cuidados no dia a dia. Assim, é necessário avaliar meios de prevenção à queda, pensando no bem estar e maior independência dos idosos acima de 60 anos.

Referências

BUKSMAN, S.; VILELA A.L.S.; PEREIRA S.R.M.; LINO, V.S.; SANTOS, V.H. Queda em idosos: Prevenção. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Disponível em: https://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2014/10/queda-idosos.pdf. Acesso em setembro de 2021.

CARVALHO, A.L.; COSTA, M.R.; FAGUNDES, H. O ano da promoção do uso racional de benzodiazepínicos. CPSM/SMS- Rio- Uso Racional de Psicofármacos, v.1, 2006.

COSTA, A.C.C;. FORTES, R.C. Elderly victims of falls admitted in intensive care: an analytical retrospective study. Geriatr Gerontol Aging., v. 10, p. 189-195, 2016.

COUTINHO, E. da S.F.; Da SILVA, S.D. Uso de medicamentos como fator de risco para fratura grave decorrente de queda em idosos. Cad. Saúde Pública, v. 18, n. 5, p. 1359-1366, 2002.

DATASUS. População residente - estudo de estimativas populacionais por município, idade e sexo 2000-2020 – Brasil. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?popsvs/cnv/popbr.def. Acesso em julho de 2021.

DATASUS. Taxa de internação Hospitalar por causas externas. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?idb2012/d30.def. Acesso em julho de 2021.

DUCA, G.F.D.; ANTES, D.L.; HALLAL, P.C. Quedas e fraturas entre residentes de instituições de longa permanência para idosos. Rev Bras Epidemiol., v. 16, n. 1, p. 68-76, 2013.

DUTRA, A. P.; PORTO, S. A.; DOS REIS, L. A.; MORAIS, K. C. S.; LIMA, L. DA S.; SANTOS, K. T. RISCO DE QUEDA E USO DE MEDICAMENTO EM IDOSOS. Revista Pesquisa Em Fisioterapia, v. 7, n. 4, p. 498–503, 2017.

JARDIM, P.C.B.V; JARDIM, T. de S.V; SOUZA, W.K.S.B. Qual(is) o(s) antagonistas dos canais de cálcio mais indicado(s) no tratamento da hipertensão arterial?. Rev Bras Hipertens., v. 20, n. 2, p. 78-82, 2013.

KUCHEMANN, B.A. Envelhecimento populacional, cuidado e cidadania: velhos dilemas e novos desafios. Sociedade e Estado, v. 27, n. 1, p. 165-180, 2012.

MOREIRA, P.; BORJA, A. Benzodiazepínicos: uso e abuso em pacientes idosos. Revista Oswaldo Cruz. Edição 19, p. 1-10, 2019.

RANG e DALE, Farmacologia, tradução da 8° edição. H. p. Rang; J.M.Ritter; R.J.Flower; G.Henderson, 2016.

REZENDE, de P.C; GAEDE-CARRILLO, M.R.G; SEBASTIAO, E.C. de O. Queda entre idosos no Brasil e sua relação com o uso de medicamentos: revisão sistemática. Cad. Saúde Pública, v. 28, n. 12, p. 2223-2235, 2012.

SOCERJ- Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Consenso sobre manuseio terapêutico da insuficiência cardíaca. Disponível em: http://sociedades.cardiol.br/socerj/area-cientifica/diureticos.asp. Acesso em setembro de 2021.

ZANATTA, M. Medicamentos associados à ocorrência de quedas. Disponível em: https://www.caism.unicamp.br/index.php/assistencia/enfermagem/blog-da-enfermagem/430-medicamentos-associados-a-ocorrencia-de-quedas. Acesso em agosto de 2021.

Downloads

Publicado

2022-03-11

Edição

Seção

Ciências da Saúde