EDUCAÇÃO CONTINUADA, COM OS GESTORES DO SUS DENTRO DA MATRIZ DE SWOT
Resumo
A Matriz de Swot é uma ferramenta distinta com um grande diferencial, propondo aos gestores do SUS uma visão clara e objetiva sobre quais são suas forças e fraquezas no ambiente interno, e suas oportunidades e ameaças no ambiente externo, dessa forma com essa análise os gestores conseguem elaborar métodos para obter vantagem competitiva e melhor desempenho organizacional. Nota-se que a utilização de ferramentas estratégicas hoje é considerada um fator importante no crescimento e desenvolvimento organizacional, principalmente quando se trata do âmbito de saúde. Baseando-se nisso, este trabalho teve como objetivo descrever a importância da matriz de SWOT para o desenvolvimento de atividades dos Gestores do SUS. Portanto, cabe ao coordenador do setor intervir nesses processos e aderir uma educação continuada com os servidores para garantir uma gestão mais qualificada e humanizada.
Referências
BARBOSA, Nívea Carla Tavares et al. Educação em saúde: o uso da matriz SWOT para análise de projetos. Rev. enferm. UFPE on line, p. 4298-4304, 2017.
CHIAVENATO, I., SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 2ª ed. Rio de janeiro: Editora Elsevier, 2009.
FERNANDES, Djair Roberto. Uma visão sobre a análise da Matriz SWOT como ferramenta para elaboração da estratégia. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, v. 13, n. 2, 2012.
PINAFO, Elisângela et al. O gestor do sus em município de pequeno porte: perfil, funções e conhecimento sobre os instrumentos de gestão. Espaço para Saúde, v. 17, n. 1, p. 130-137, 2016.
PONTES, Rafael Rodrigues Bastos et al. Diagnóstico e identificação de oportunidades de melhorias para implementação da gestão por processos na área de compras: aplicação em uma unidade administrativa militar. 2019.
SILVA, Gizelda Monteiro da; SEIFFERT, Otília Maria LB. Educação continuada em enfermagem: uma proposta metodológica. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 62, p. 362-366, 2009.
VENDRUSCOLO, Carine et al. Educação permanente em saúde: percepção dos gestores do SUS na Macrorregião Oeste, em Santa Catarina. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 7, n. 4, 2013.