IMPACTO DO MARKETING DIGITAL E A SUA CRESCENTE NAS MICROEMPRESAS INDIVIDUAIS

Autores

  • Luan Patrick Reis serafim leite UNIFACIG
  • Quézia Cristina dos Santos Silva
  • Tuany Maria Caetano Moreira
  • Rafaela Henrique Lopes

Resumo

Diversas empresas adotam o marketing como estratégia para atrair e fidelizar clientes. Com o crescimento da internet desenvolveu-se o marketing digital. Esse estudo tem como problemática o impacto do marketing digital e sua crescente nas microempresas individuais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com advento de uma entrevista semiestruturada contando com 12 participantes de Manhuaçu/MG e região. Conclui-se que o marketing digital tem suma relevância para os microempreendedores, pois auxilia na divulgação e venda de seus produtos, evidenciando que o marketing digital é algo positivo e até mesmo vital para o atual modelo de negocio vivenciado pelas microempresas.

Referências

BARBIERI, C. Uma visão sintética e comentada do Data Management Body of Knowledge (DMBOK). Belo Horizonte: Fumsoft, 2013.

BARBOSA, L. S. S.; ANDRADE-MATOS, M. B.; PERINOTTO, A. R. C. Marketing Digital: A Influência das Mídias Sociais Digitais no Processo de Decisão de Compra dos Consumidores de Meios de Hospedagem. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 9, n. 1, p. 154-170, 2020.

BATISTA, Karen; HEBER, Florence. Modelo Teórico Para Compreensão da Influência Social nas Interações Virtuais no Instagram. 2020. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/KarenBatista/publication/344638136_Modelo_Teorico_Para_Compreensao_da_Influencia_Social_nas_Interacoes_Virtuais_no_Instagram/links/5f86415092851c14bcc6980b/Modelo-Teorico-Para-Compreensao-da-Infl

uencia-Social-nas-Interacoes-Virtuais-no-Instagram.pdf. Acesso em 21 de Maio de 2021.

BEZERRA, A. T. M.; o uso das redes sociais como um mecanismo de estratégia de marketing de microempresas virtuais: o caso “Laços de Alice Ateliê”. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2020. Disponivel em <http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55571/1/2020_tcc_atmbezerra.pdf>. Acesso em 26 de Março de 2021.

BRITO, D. S.; MALHEIROS, T. C. A importância das mídias sociais e das ferramentas gratuitas do google no mercado de e-commerce no Brasil para microempresas. Revista C@lea, 2013. Disponível em < http://periodicos.uesc.br/index.php/calea/article/view/2687>. Acesso em 26 de Março de 2021.

CARVALHO, G. S.; CORONEL, D. A. Pesquisa em Marketing Digital: Uma Análise Bibliométrica. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, v. 5, n. 2, p. 19-30, 2018.

CINTRA, Flávia Cristina. Marketing Digital: a era da tecnologia on-line. Investigação, v. 10, n. 1, 2010

CORBIN, Juliet; STRAUSS, Anselm. Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage publications, 2014.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE MATO GROSSO DO SUL. Microempreendedor Individual - MEI: Orientações 01. Jusbrasil, 2009. Disponível em < https://crc-ms.jusbrasil.com.br/noticias/1459849/microempreendedor-individual-mei-orientacoes-01 >. Acesso em 21 de Junho de 2021.

CROCCO, L. Marketing: perspectivas e tendências. São Paulo: Saraiva, 2006.

CRUZ, C. A. B.; SILVA, L. L. Marketing digital: marketing para o novo milênio. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.7, n.2. Abr. 2014.

DE ANDRADE, Norberto Almeida; RAINATTO, Giuliano Carlo; DA SILVA NETO, Genésio Renovato. O papel dos Influenciadores Virtuais em marketing e seu processo de interações entre humanos e chatbots na economia algorítmica. International Journal of Business Marketing, v. 5, n. 1, p. 23-35, 2020.

DE OLIVEIRA ROSA, Renato; CASAGRANDA, Yasmin Gomes; SPINELLI, Fernado Elias. A importância do marketing digital utilizando a influência do comportamento do consumidor. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 6, n. 2, 2017.

EFICAZ MARKETING. Bike. Disponível em: https://eficazmarketing.com/blog/tendencias-mercado-de-bicicletas/. Acesso em: 22 mai. 2021.

FILHO, A. C, G. et al. Utilização do marketing digital para o aumento da visibilidade em microempresas: um estudo de caso na arzani estética e beleza/SPA. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, 2020. Disponível em http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/63318.pdf. Acesso em 26 Mar. 2021.

GOMES, Erika Cirqueira; GOMES, Evandro Ferreira; DO CEARÁ, Centro Universitário Estácio. O papel dos Influenciadores Digitais no relacionamento entre Marcas e Millennials na Era Pós-Digital. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Anais... Fortaleza, CE’: Centro Universitário Estácio do Ceará. 2017.

KOTLER, P. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Cultura, 2006.

LEVITT, T. A imaginação de marketing. 2 ed. São Paulo: Ática, 1990.

MEDEIROS, Marcelo. Pesquisas de abordagem qualitativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 14, n. 2, p. 224-9, 2012.

PORTO, R. B.; COSTA, R. R; WATANABE, E. A. M.; Efeito multinível das atividades de marketing nas vendas, receita e lucratividade em microempresa. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 19, n. 65, São Paulo, 2017. Disponível em < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-48922017000300432&script=sci_arttex

t>. Acesso em 26 Mar. 2021.

PRIDE, W. M.; FERREL, O. C. Fundamentos de marketing: conceitos e práticas. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

RABELO, F. O impacto da transformação digital nas organizações: Marketing digital e consumidor. Repositório da Universidade Portucalense, 2017. Disponível em <http://repositorio.uportu.pt:8080/handle/11328/2265>. Acesso em Mar. 2021.

RAMOS, Kauê da Silva Carvalho; DE OLIVEIRA, Tiago; MOTA, Isabel Cristina. A IMPORTANCIA DO MARKETING DIGITAL PARA O CRESCIMENTO DOS MICROEMPREENDEDORES. Revista Fatec Sebrae em debate-gestão, tecnologias e negócios, v. 7, n. 12, p. 34-34, 2020.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. 3 ed. Porto Alegre: CUBOCC, 2019

ROSSI, C. A. V.; SILVEIRA, T. Pesquisa sobre culturas nacionais: o inexorável futuro do marketing na globalização. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 1, n. 2, p. 6-22, 2002. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/48785/pesquisa-sobre-culturas-nacionais--o-inexoravel-. Acesso em: 22 mai. 2021.

SCHINAIDER, Anelise Daniela; BARBOSA, Isabelle Noga. Os Influenciadores Digitais e a Relação com a Tomada de Decisão de Compra de seus Seguidores. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 5, n. 3, p. 98-115, 2019.

SEITZ, H. M. Planejamento estratégico de marketing e o plano de negócios, eGesta - Revista Eletrônica de Gestão de Negócio, v. 1, n. 3, out.-dez, p. 91-126, 2005.

SILVA, P. H. I. O Mundo do Trabalho e a Pandemia de Covid-19: Um Olhar Sobre O Setor Informal. Caderno de Administração, v. 28, p. 66-70, 21 jun. 2020.

TERRA, C. Blogs corporativos: modismo ou tendência? São Paulo: Difusão 2008.

TORRES, C. Bíblia do Marketing digital. São Paulo: Novatec, 2009.

ZANETTE, M. Influência digital: O papel dos novos influentes no consumo. 1 ed. Curitiba: Appris,2015.

Downloads

Publicado

2023-03-28

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas