PERCEPÇÃO SOCIAL SOBRE A PRIMORDIALIDADE NA CONTRATAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE EM PERÍODO PANDÊMICO
Resumo
A saúde é um bem de considerável valor para qualquer pessoa e por isso as pessoas buscam meios eficazes para garantir maior rede de apoio e opções para sua saúde dando grande importância à contratação de um plano de saúde privado, sobretudo, em um período pandêmico. Propõe-se então observar qual a percepção da população da região de Manhuaçu sobre a relevância da contratação de planos de saúde em período pandêmico. Pois a ineficiência do sistema público de saúde brasileiro tem impulsionado o crescimento deste mercado no país, ao longo dos anos. Diante disso, objetiva-se identificar como a população da região de Manhuaçu entende qual é a importância da contratação de planos de saúde em período pandêmico bem como identificar à luz da teoria como é realizada a escolha de planos de saúde, pretende-se ainda apresentar quais são as atuais tendências de mercado neste setor durante este período pandêmico. Foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa com amostragem não probabilística, que evidencia a existência de uma tendência entre as pessoas, da região de Manhuaçu, de adquirir planos de saúde a fim de dispensar maior atenção à sua saúde
Referências
ANS (AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR).ANS disponibiliza números do setor relativos a abril. Disponível em: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/numeros-do-setor/ans-disponibiliza-numeros-do-setor-relativos-a-abril. Acesso em: 15 set. 2022.
ARANOVICH; Tatiana de Campos; LEANDRO, Tainá. Covid-19 e a nova concentração do mercado de planos de saúde. REVISTA DO IBRAC. São Paulo, n. 1, p. 171-193.
BATISTA, Guilherme Lemos. Saúde suplementar: a atenção primária à saúde como alternativa de remodelação assistencial e as possibilidades de inserção do sanitarista neste setor. 21 f. TCC. (Graduação em Saúde Coletiva). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.
BEZERRA NETO, Francisco das Chagas et al., Impactos da pandemia da covid-19 sob a égide do código de defesa do consumidor. Research, Societyand Development, v. 9, n. 6.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Vade mecum. 32.ed. São Paulo: Saraiva, 2021.
BRASIL. Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998.
CAETANO, Rosângela et al. Desafios e oportunidades para telessaúde em tempo da pandemia pela Covid-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativa no contexto brasileiro. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, 36 (5), 2020.
CANTO, Diego Eidelvein do. O contrato de plano privado de assistência à saúde à luz das normas de proteção do consumidor, 2018.
CORONAVÍRUS SAÚDE. Painel do vacinômetro, 2021. Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro. Acesso em: 07 agos. 2022.
DAUMAS, Regina Paiva et al. O papel da atenção primária na rede de atenção à saúde no Brasil: limites e possibilidades no enfrentamento da COVID-19. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 36, n. 6, e00104120, Abr. 2020.
HAIR JR., J.F. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Tradução Lene Belon Ribeiro. Porto Alegre: Bookman, 2005.
IBGE. Pesquisa de orçamentos familiares 2017-2018: primeiros resultados / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. - Rio de Janeiro: IBGE, 2019.
LIMA, Monique Monte de. Comportamento do consumidor durante a pandemia da Covid-19: um estudo com pessoas que frequentam o Centro de Fortaleza/CE. 23 f. TCC (graduação em Administração). Centro Universitário FAMETRO. Fortaleza, 2020.
MAIA, Aline Sathler Pereira de Souza. Políticas públicas de enfrentamento da epidemia de covid-19: a questão da requisição administrativa dos leitos privados pelos gestores do SUS e a atuação da agência nacional de saúde suplementar. Revista Brasileira de Filosofia do Direito. Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 130 – 150, Jan/Jul. 2021.
PASQUALOTTO, Adalberto de Souza; DAHINTEN, Bernardo Franke. Reflexões sobre os impactos jurídicos da pandemia da covid-19 sobre os planos de saúde no Brasil. Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário Newton Paiva. Belo Horizonte, n.43, p. 314-330, jan./abr. 2021. Disponível em: https://revistas.newtonpaiva.br/redcunp/wp-content/uploads/2021/06/DIR43-18.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.
ROTHAN, H. A.; BYRAREDDY, S. N.The epidemiology and pathogenesis of coronavirus disease (COVID-19) outbreak.Journal of Autoimmunity, [s. l.], v. 109, n. 1, p. 1-4, jan. 2020.
SALDIVA, P. H. N.; VERAS, M. Gastos públicos com saúde: breve histórico, situação atual e perspectivas futuras. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 92, p. 47-61, 2018.
SOUZA, Luis Eugenio Portela Fernandes de et al. Desafios atuais da luta pelo direito universal à saúde no Brasil. Ciência e saúde coletiva. Rio de Janeiro, 24 (8), ago 2019.
ZIROLDO, Rodrigo; GIMENES, Rafaela; JÚNIOR, Clóvis. A importância da Saúde Suplementar na demanda da prestação dos serviços assistenciais no Brasil. ReviewPaper. São Paulo, 2013.