SATISFAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA CLÍNICA UNIVERSITÁRIA NA COMUNIDADE

Autores

  • Luiz Gustavo Souza UniFacig
  • Adalberto Sales Silva UNIFACIG
  • Reginaldo Adriano de Souza UNIFACIG
  • Isabelle Werner de Lemos Brissio UNIFACIG

Resumo

Diversas pesquisas de satisfação de pacientes têm sido realizadas em serviços de saúde, oportunizando a revisão da prática profissional e o aprimoramento da mesma. Diante disso, a problemática deste estudo consiste em: quais os subsídios que permitem a melhor compreensão para o estabelecimento do serviço de saúde na comunidade? E ainda, qual a sua contribuição para a saúde da população assistida? O objetivo desta pesquisa é identificar os subsídios que permitem a melhor compreensão para o estabelecimento do serviço de saúde na comunidade e a sua contribuição para a saúde da população assistida. Trata-se de pesquisa descritiva, com aplicação de questionário, que articulou métodos quantitativos e qualitativos, que demonstra o relato de satisfação de pacientes atendidos em uma clínica universitária, em paralelo a revisão bibliográfica. Alguns autores mostraram que, a perspectiva do usuário, abordada por meio da sua satisfação, implica um julgamento sobre as características dos serviços e fornece informação essencial para completar e equilibrar a qualidade da atenção assim como a reformulação de estratégias para o processo ensino-aprendizagem. Foram identificados os pontos de maior aprovação, bem como oportunidades de melhoria de acordo com avaliação do público.

Palavras-chave: Satisfação do Usuário; Serviços de Saúde; Avaliação em Saúde.

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Publicado

2023-03-28

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas