A INFLUÊNCIA DO MARKETING SENSORIAL NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA
Resumo
As novas ferramentas de Marketing vêm como um mecanismo de ajuda no conhecimento e na avaliação do comportamento do consumidor. O novo marketing busca priorizar os consumidores e tratá-los como a parte mais importante do processo de compra dos produtos, com isso as instituições desenvolvem novas ferramentas, como o marketing sensorial que utiliza os cinco sentidos humanos: visão, audição, tato, paladar e olfato. O objetivo deste trabalho foi verificar quais ferramentas do marketing sensorial são trabalhadas por uma chocolateria e se os consumidores são influenciados pelas mesmas. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo, sendo aplicado questionário para 68 consumidores da empresa objeto de estudo. Verificou-se que o marketing sensorial é trabalhado na loja com os cinco sentidos e que os consumidores reconhecem esse trabalho, no entanto ainda existe a possibilidade de um maior consumo advindo desta estratégia.
Referências
BERTUCCI, J. L. O. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos (TTC): Ênfase na elaboração de TCC de pós graduação Lato Sensu. São Paulo: Atlas, 2015.
CAMARGO, P. NEOROMARKETING. Decodificando a mente do consumidor. Lisboa: IPAM, 2009. Disponível em: < https://books.google.com.br/books?id=jNzPRBVffGEC&printsec=frontcover&hl=ptBR#v=onepage&q&f
=false >. Acesso em: 09 set. 2016.
CHURCHILL, G. A. e PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
COBRA, M. Marketing Básico: Uma Abordagem Brasileira. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997. FERREL, O. C.; HARTLINE, M. D. Estratégia de Marketing. São Paulo: Atlas, 2005.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2004.
KOTLER, P. Administração de Marketing. A edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
LEVINE, D. M.; BERENSON, M. L.; STEPHAN, D. Estatística: Teoria e Aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2000
MARTINS, J. S. A natureza emocional da marca. Construção de empresas ricas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
MELLO, F. B. de. Você já ouviu falar em marketing sensorial? Disponível em:< http://www.administradores.com.br/entrevistas/marketing/voce-ja-ouviu-falar-em-marketing- sensorial/8/>. Acesso em 10 Ago. 2016.
OLIVEIRA, M. R.; BRAGA, N. P. Os cinco sentidos no marketing: A importância dos estímulos multissensoriais para despertar a emoção e gerar inclusão social. Disponível em: < http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/resumos/R38-0514-1.pdf>. Acesso em 01 set. 2016.
RICHARDSON, R. J., et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2011.
SARQUIS, B. A. et al. Marketing sensorial na comunicação de marca: um ensaio teórico. Disponível em: < http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3614/2136>. Acesso em: 01 set. 2016.
SCHIFFMAN, L. G; KANUK, L. L. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
TAVARES, M. C. A força da marca: como construir e manter marcas fortes. São Paulo: Harbra, 1998.
TAVARES, M. C. Gestão de marcas: construindo marcas de valor. São Paulo: Harbra, 2008.
VIDAL, S. H.; WOLFF, L. Marketing sensorial olfativo: uma ferramenta de aumento da percepção de valor e fidelização de marca. Disponível em:
. Acesso em 01 set. 2016.