IMPACTO DAS PESQUISAS DE PREÇO NAS FINANÇAS PESSOAIS
Autores
Camila Gonçalves da Cunha
Jussara Cristina Queiros Soares
Rafaela Pereira de Oliveira
Verônica Cerqueira de Araujo
Wesley Franklin Morais de Freitas
Reginaldo Adriano de Souza
Rock Kleyber Silva Brandão
José Carlos de Souza
Resumo
A saúde financeira pessoal é fator que merece ser considerado dado o índice de endividamento existente e às linhas de crédito disponíveis aos consumidores. Dentre os desafios existentes, para alterar o cenário encontrado, é indispensável que o consumidor tenha consciência do preço pago ao adquirir determinado produto ou contratar serviços, levando em consideração que uma pesquisa de preços pode gerar impactos positivos como economia nas finanças pessoais. Diante desse contexto, o presente estudo buscou identificar qual o impacto das pesquisas de preços nas finanças pessoais. A pesquisa realizada foi descritiva através de uma pesquisa de campo e uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se da abordagem metodológica quantitativa. Para tal, foram feitas cotações em lojas de eletrodomésticos e supermercados das cidades de Lajinha, Manhuaçu, Irupi e Ibatiba, já os questionários foram aplicados de forma aleatória simples. Os dados demonstram que, apenas 23,25% da população fazem pesquisa de preços, em contrapartida as pesquisas de preços chegam representar um economia de até 61,18% na aquisição de um eletrodoméstico e 64,98% na compra de 1kg de alho, por exemplo. Dessa forma, percebe-se que a economia advinda da pesquisa de preços representa uma redução de valores considerável nas finanças pessoais. Contudo, para tal, é indispensável que as finanças pessoais sejam bem administradas e planejadas.