ANÁLISE SWOT: ESTUDO DE CASO DE UMA CHOPERIA EM MANHUAÇU (MG)

Autores

  • Rainy Golfetti de Souza
  • Henrique da Silva Pinel
  • Maria Rita Louzano de Souza
  • Marluce Ramos de Almeida
  • Reginaldo Adriano de Souza
  • Lilian Beatriz Ferreira Longo

Resumo

Conhecer os ambientes organizacionais é fundamental para o planejamento estratégico das empresas independente do ramo de atuação. Pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades são as chaves para as ações estratégicas a serem implementadas nas organizações. Este estudo, de natureza quantitativa e qualitativa apresentou como objetivo conhecer a percepção de gestores e clientes em relação as estratégias adotadas por uma choperia em Manhuaçu(MG) com base na análise SWOT. Optou-se por realizar um estudo de caso no qual foi realizada uma entrevista com o gestor e aplicado questionário estruturado aos clientes. Os resultados mostram que o gestor avalia como ameaças para seu estabelecimento a população do bairro, por estarem exigindo o uso da calçada e fazerem reclamações sobre o som, mais ainda vê-se grandes oportunidades de alavancar suas vendas com um novo cardápio para atrair cada vez mais clientes fiéis e procurar sempre pela melhoria do atendimento. Para os clientes ponto fraco é o espaço físico por ser pequeno; a qualidade dos produtos e o atendimento deveriam ser melhorados; entretanto os clientes se contradizem quando alegam que o atendimento e a localização são grandes atrativos do estabelecimento.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas