OTIMIZAÇÃO DO LAYOUT PARA MINIMIZAR GARGALOS NO PROCESSO PRODUTIVO: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA FÁBRICA DE ESTOFADOS.
Resumo
Para uma empresa conseguir vantagem competitiva no mercado em que atua, dentre outros fatores, controlar seus gargalos organizacionais. Nesse contexto, o layout é um fator chave, pois, quando inadequado, pode causar prejuízos na produção. O layout engloba as disposições de equipamentos, máquinas, áreas de estoques, escritórios, corredores de circulações e os colaboradores que atuam diretamente na operação. Tornar esses recursos otimizados ajuda as empresas a se firmarem no mercado, isto é, o layout quando bem estruturado pode trazer vários benefícios para as mesmas. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar o layout interno de uma fábrica de estofados na região da Zona da Mata – Minas Gerais, a fim de identificar o melhor arranjo físico para a mesma. A questão-problema que se pretendeu responder nesse estudo foi: Qual o layout mais adequado para o processo produtivo de uma empresa de estofados objeto de estudo? A metodologia utilizada inclui o estudo de caso com abordagem qualitativa. Por fim, realizou-se melhorias no layout interno e constatou-se que o mesmo é indispensável para o bom desempenho de um processo produtivo.Referências
GERLACH, G.; SILVA, V. B.; SANTOS, L. A. Proposta e melhoria de layout como fator para a otimização do processo produtivo organizacional, 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
ROSA, G. P.; CRACO, T.; REIS, Z. C.; NODARI, C. H. A reorganização do layout como estratégia de otimização da produção. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, Ano 9, nº 2, abr-jun/2014, p. 139-154.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4ª ed. Florianópolis: UFSC, 2005.
SINGH, A. P.; YILMA, M. Production f loor layout using systematic layout planning in Can ma-nufacturing company. In: IEEE International Conference on Control, Decision and Information Technologies. CoDIT, Hammamet, Tunisia: p. 822–828, 2013.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.