PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SUAS POSSIBILIDADES: ESTUDO DE CASO UTILIZANDO FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS EM UMA CLÍNICA MÉDICA NO MUNICÍPIO DE CARANGOLA - MG
Resumo
O presente trabalho visa estabelecer uma estratégica para a empresa medicar, clínica médica localizada na cidade de Carangola. No intuito de se obter dados internos e externos do ambiente da qual a empresa está inserida, utilizou-se a análise da matriz SWOT, visando lograr um diagnóstico, de quais estratégias poderão ser definidas para uma maior competitividade e eficiência no mercado. A pesquisa é de caráter qualitativo descritiva, com a utilização da técnica de estudo de caso, onde utilizou a análise de SWOT por meio de um questionário semiestruturado, aplicados em clientes da clínica para fomentar a pesquisa e atingir os objetivos propostos. Nesse ínterim, pode-se constar o quão benéfico para a organização fora o estudo proposto, analisando os dados levantados com base nos questionários preenchidos por clientes da clínica, podendo destacar pontos negativos e positivos, possibilidades e ameaças ao entorno da empresa, do qual, a partir das soluções encontradas e alternativas, possam melhorar a competência da empresa, somando mais credibilidade. Em paralelo, visa contribuir para com os autores a terem uma visão prática sobre o planejamento estratégico, diagnosticando as causas e vícios organizacionais, a se questionar na busca por soluções eficientes. Sugere-se novas pesquisas no âmbito estratégico, em contraste com outras ferramentas, amplificando a eficiência organizacional.
Referências
ANSOFF, H. A Nova Estratégia Empresarial. São Paulo, Atlas, 1990.
BASTOS, M. Analise de SWOT. Disponível em: <http://www.portaladministracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html.> Acesso em: 15. Out.2018.
CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: Fundamentos e Aplicações. 2ª Ed. São Paulo: Elsevier, 2010.
DRUCKER, P. Administração em tempos turbulentos. São Paulo: Pioneira, 1980.
DRUCKER, Peter F. Prática de administração de empresas. Rio de Janeiro, Fundo de Cultura, 1962.
FALSARELLA, O. M.; JANNUZZI, C. A. S. Planejamento Estratégico Empresarial e Planejamento de Tecnologia de Informação e Comunicação: Uma Abordagem Utilizando Projetos. Gest. Prod. São Carlos. V.24, Nº3. P. 610-621: Campinas - São Paulo: 2017.
FERNANDES, I. G. M.; Et Al. Planejamento Estratégico: Análise de SWOT. Três Lagoas – MS, 2014. Disponível em: <http://revistaconexao.aems.edu.br/wp-content/plugins/download-attachments/includes/download.php?id=1362.> Acesso em: 15.jul.2018.
FIRMINO, K. O.; SALES, P. M. Planejamento Estratégico com Ênfase na Matriz SWOT da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Carangola. Juiz de Fora: Emepro, 2017.
SOUZA, M.J., BATISTA, C.S., Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios
em Bolonha. Lisboa: Edição Pactor, 2011.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Ed. 6, São Paulo: Atlas, 2008.
GLUCK, F.N.; KAUFMANN, S.P. & WALLECK, S. Strategic Management For Competitive Advantage. Boston: Harvard Business School Press, 1980.
GODOY, A. S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. Revista de Administração de Empresas. V. 35, n 2, p. 57-63: São Paulo, mar. Abr. 1995.
LOBATO, Et. Al. Estratégias de Empresas. Rio de Janeiro: FGV Editora: 6ª Ed., 2005.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari da estratégia: 2ª Ed, São Paulo: Brokman, 2010.
NORTON, David P; KAPLAN, Robert S. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de janeiro: Elsevier, 1997.
OLIVEIRA, D. P.R. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Prática. São Paulo: Atlas, 2004.
PORTER, M. Competitive Strategy – Techniques for Analyzing Industries and Competitors. New York: Free Press, 1980.
SILVA, A. A.; SILVA, N.S.; BARBOSA, V. A.; HENRIQUE, M. R. BAPTISTA, J. A. A Utilização da Matriz Swot como Ferramenta Estratégica – um Estudo de Caso em uma Escola de Idioma de São Paulo, Rezende – RJ: VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011.
SILVA, L. A.;Et Al. Análise do Planejamento Estratégico de uma MPE do Setor Vestuário: Estudo de Caso na Empresa Galpão Boutique de Caicó- RN. Revista Livra de Sustentabilidade e Empreendedorismo. V.2, nº 4, p. 229-266: Santa Terezinha: Out. a Dez. 2017.
SOUZA, A. F.; GARCIA, A. P.S.; MOTA, D. D. S.; ARAÚJO, N. P. Gestão e liderança no mercado da globalização: a importância do líder como motivador. Repensando Direito. Revista do Curso de Graduação em Direito da Faculdade CNEC, Santo Ângelo: Ano 8. nº 15. jan./jul, 2018 p. 162-168.
TARAPANOFF, K.; Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: Editora UNB, 2001 p. 209.
THOMPSON, A. A.;STRICKLAND III, A. J. Planejamento estratégico: elaboração, implementação e execução. São Paulo: Pioneira, 2002.
TZU, S. A arte da guerra. Tradução de Sueli Barros Cassal. Porto Alegre: L&PM, 2006.
ZATTA, F. N. Implantação do BSC Numa Clínica Odontológica. Belo Horizonte: XXXI Enc. Nacional de Engenharia de Produção, 2011.