ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NO FATOR INFLUENCIADOR DO CLIMA ORGANIZACIONAL
Resumo
Nos dias atuais, qualquer empresa que possua como objetivo se destacar em sua área de atuação precisa compreender a importância do alinhamento e motivação dos colaboradores para que sejam capazes de exercer suas funções com alto grau de excelência. Buscando este horizonte é que o endomarketing deve ser aplicado, principalmente no que diz respeito à visão dos gestores. Essa ferramenta se mostra benéfica nas empresas, que visa um melhor aproveitamento do capital humano das organizações fazendo com que os mesmos se sintam motivados, integrados e tendo como objetivo único o sucesso da empresa. O endomarketing é o marketing para os colaboradores, onde vender a imagem da empresa passa a ser um patrimônio importante de qualquer organização. Desse modo, a pesquisa tem por objetivo analisar os resultados do endomarketing enquanto ferramenta de gestão e suas implicações no clima organizacional da empresa XY na cidade de Carangola – MG. A metodologia foi definida como descritiva, com uma abordagem quantitativa, através de um estudo de caso único, com aplicação de questionário estruturado com questões fechadas. Como resultado, observou-se que a aplicação do endomarketing ainda se encontra em fases iniciais e possui suas ferramentas sem a total utilização. Desse modo, são geradas visões diferentes da empresa por parte dos colaboradores e, por consequência, compromete o clima organizacional.
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