META ANÁLISE: UM ESTUDO SOBRE AS PUBLICAÇÕES DE MARKETING DE RELACIONAMENTO NA ÚLTIMA DÉCADA
Resumo
Contemporaneamente muito se fala sobre o relacionamento com os clientes. Diversas empresas buscam melhorar suas práticas de marketing de relacionamento visando obter melhores resultados. A academia compreende quais as melhores práticas e quais as ferramentas podem de fato contribuir como diferencial competitivo para as organizações. O presente estudo enseja demonstrar um panorama das produções científicas sobre marketing de relacionamento publicados, em congressos e periódicos brasileiros, no período de 2007 a 2017. A pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a meta-análise. Os dados foram examinados pela técnica de análise de conteúdo. Entre os resultados apresenta-se um painel com dados das publicações, um gráfico com a quantidade de artigos por ano, análise do referencial teórico utilizado na elaboração dos estudos, análise das palavras-chave, análise da metodologia utilizada em cada artigo e das conclusões apresentadas. Verifica-se ao final deste estudo que a estratégia de marketing de relacionamento é positiva e pode proporcionar um diferencial competitivo para as organizações que a adotam.Referências
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