AS METODOLOGIAS ATIVAS E ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID-MATEMÁTICA

Autores

  • Luciana Vieira da Silva
  • Humberto Vinício Altino Filho
  • Aline Gomes Ribeiro
  • Fabiana da Penha Rhodes
  • Lidiane Hott de Fúcio Borges

Resumo

Este texto propõe-se a apresentar metodologias alternativas utilizadas, pelos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), no desenvolvimento de atividades de ensino aprendizagem de matemática. Dessa forma, o estudo apresenta-se como um relato de experiência, tornando-se uma fonte de estratégias educacionais para dinamizar as aulas de matemática. As metodologias ativas são opções para centrar no aluno a aprendizagem desenvolvendo diversas habilidades e competências necessárias à vivência na contemporaneidade. Já as atividades lúdicas se configuram como formas de atrair o olhar dos alunos para atividade, pela competitividade apresentada pelos métodos. Sendo assim, espera-se que este artigo seja de grande valia para a Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra