DIREITO NA ESCOLA: INSTRUINDO JOVENS NOS DIREITOS E DEVERES, A INSERÇÃO DE NOÇÕES JURÍDICAS NO ENSINO MÉDIO COMO FATOR DE CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ

Autores

  • João Victor Augusto Caetano Carvalho
  • João Pedro Carvalho Rocha
  • Fernanda Franklin Seixas Arakaki
  • Camila Braga Corrêa
  • Rosana Maria de Morais Antunes
  • Andréia Almeida Mendes

Resumo

O projeto “Direito na Escola” se caracteriza como projeto de ação extensionista, promovido pelo Curso de Direito, em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas, com participação dos discentes e sob orientação de professores do Curso. É realizado nas escolas da região de Manhuaçu-MG, tendo como público-alvo jovens e adolescentes. As principais finalidades do projeto são a aplicação prática do conteúdo teórico adquirido pelos alunos na sala de aula e a promoção do conhecimento das leis a respeito de assuntos relevantes à composição da cidadania. O projeto tem como objetivo a mudança sociocultural do público envolvido através do conhecimento das leis e da análise constitucional do direito à educação, consoante a relevância do ensino jurídico para a formação de jovens cidadãos cientes de seus direitos e comprometidos com seus deveres. O método adotado para a realização da pesquisa é o dedutivo, com procedimento de investigação que envolve análise bibliográfica e abordagem empírica efetivada a partir de pesquisa de campo.

Referências

ABREU, Célia Barbosa. Curatela e Interdição Civil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

ARENDT, Hannah. A condição humana. 10. ed. São Paulo: Forense Universitária, 2005.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA – Lei nº 50/VIII/2013, do B.O. I Série, nº 70, de 26 de Dezembro. 2014. <https://www.dol.gov/ilab/submissions/pdf/CaboVerde20141204.pdf>; Acesso em 24 out. 2018.

BRANDÃO, Vinícius Paluzzy; COELHO, Melissa Meira V. Inclusão na educação básica de disciplina direcionada aos direitos e garantias fundamentais constitucionais, como instrumento para a realização do pleno exercício da cidadania. Acesso em: Revista Online FADIVALE, Governador Valadares, ano IV, nº7, 2011. Disponível em: http://www.fadivale.com.br/revistaonline/revistas/2011/Artigo%20Vinicius.pdf. Disponível em 01 nov. 2018.

MARTINEZ, André Almeida Rodrigues. O ensino da cidadania nas escolas brasileiras. Jus Navigandi, Teresina, ano 18, n. 3616, 26 maio 2013. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/24507/o-ensino-da-cidadania-nas-escolas-brasileiras. Acesso em: 01 nov. 2018.

MORAES, Eliane de Fátima Robaino Marques de. A importância da introdução de disciplinas jurídicas no Ensino Médio. Xaxim, Santa Catarina. Revista Magistro, 2013 Vol. 8 n.2 p. 27-45 Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13762 Acesso em: 22 out. 2018.

OLIVEIRA, Leonil Bicalho de. Acesso à educação jurídica: pela inclusão do ensino jurídico na grade curricular regular, JusBrasil. Disponível: <https://leonilgv.jusbrasil.com.br/artigos/114696517/acesso-a-educacao-juridica-pela-inclusao-do-ensino-juridico-na-grade-curricular-regular>. Acesso em 20 de out. 2018

PENA, Rodolfo F. Alves. "O que é cidadania?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-cidadania.htm>. Acesso em 24 de out. 2018.

SILVA, José Afonso da. Poder constituinte e poder popular. São Paulo: Malheiros, 2002.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas