PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA REGULAÇÃO E PROFILAXIA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL (HÁS)

Autores

  • Andrea Christina Silva Berbert Tomaz Alhan
  • Eduardo Barros Nascimento
  • Emanuely da Silva
  • Heitor Rodrigues de Oliveira
  • Lucas de Oliveira Barbara
  • Larêssa Pinheiro Louzada da Silveira

Resumo

A hipertensão arterial (HA) é uma patologia, decorrente de uma combinação de fatores dentre eles os maus hábitos de vida, com destaque para dieta desequilibrada e a falta da pratica de exercícios físicos e também fatores genéticos (MATAVELLI, 2014). A HAS é uma patológica que pode transcorrer de forma assintomática, dificultando o diagnóstico precoce, sendo assim, um problema para a adesão do paciente ao tratamento estabelecido, além disso, os medicamentos que fazem parte do tratamento podem apresentar efeitos colaterais, contribuindo para o crescimento dos pacientes que não mantém o controle da doença. Reconhecida como um dos maiores problemas na área da saúde pública é considerada como  um  fator  de  risco  grave para as doenças cardiovasculares. (PARANÁ, 2014). O objetivo do estudo foi comparar dois grupos populacionais hipertensos e não hipertensos que possuem predisposição a doença e correlacionar a prática de atividade física.

Referências

MATAVELLI, Iara silva et al. Hipertensão Arterial Sistêmica e a Prática Regular de Exercícios Físicos como Forma de Controle: Revisão de Literatura. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v.18, n.4, p.359-366, 2014.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Superintendência de Assistência à Saúde. Linha guia de hipertensão. SESA, 2ed., Curitiba, 2018, 48p.

Downloads

Publicado

2019-08-05

Edição

Seção

Artigos