A SEXUALIDADE NA VELHICE COMO UM TABU SOCIAL.

Autores

  • Tayná Maria Dantas Carozo Calumby
  • Carla Patricia Alves Barbosa

Resumo

Introdução: A sexualidade se apresenta como um grande tabu na sociedade contemporânea, principalmente quando o grupo envolvido são os idosos. Segundo EVANGELISTA et al (2019), a terceira idade demonstra seus prazeres e desejos de uma forma diferente, mas que devem ser esclarecidos, pois compreender essas mudanças durante o processo de envelhecimento é fundamental para descobrir a importância da sexualidade como fator benéfico para a saúde nessa época da vida. Objetivos: Esclarecer sobre a importância da sexualidade na velhice.

Metodologia: Realizou-se uma revisão bibliográfica nas bases de dados da Scielo e Lilacs, utilizando os seguintes descritores: “sexuality”, “old mand”, “cheers”. Foram encontrados 20 artigos, somente 7 se enquadram no objetivo do estudo. Resultados: No imaginário social, ao envelhecer, a sexualidade acaba, mas o que se percebe é uma contínua adaptação da vida às tantas condições que esta impõe, sendo uma delas, o sexo, que vai se adaptando de forma tão prazerosa como em outras etapas da vida, experimentadas de forma diferente pelas pessoas com mais de 60 anos. A sexualidade está intimamente ligada com a reprodução humana, dessa maneira, quando a velhice se aproxima, mediante o tabu da sociedade, essas pessoas se tornam inutilizáveis sob esse ponto de vista, forçando a falsa ideia de que o desejo sexual foi interrompido e que não há mais a necessidade de sexo. Nesse sentido, é visto que ela não está ligada somente ao ato de praticar o sexo em si, mas também no desejo corporal de atração, amor e de afeto, já que, com o envelhecimento, as nossas características físicas mudam, podendo ser usada para reafirmar a autoestima de muitos desses idosos. Conclusão: Com a análise anterior, pode-se notar que mesmo na idade mais avançada, as características sexuais do idoso estão presentes, todavia, a sexualidade na velhice ainda é acompanhada de muitos preconceitos e mitos de que a prática sexual entre eles é incomum e imoral, resultando, muitas vezes, em um avanço de doenças psicológicas, já que esses também se sentem marginalizados pela sociedade.

Referências

EVANGELISTA, A.R; MOREIRA, A.C.A; FREITAS, C.A.S.L; VAL, D.R; DINIZ, J.L; AZEVEDO, S.G.V.

Sexualidad de las personas mayores: conocimiento/actitud de enfermeros de la Estrategia Salud de la Familia; 2019. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0080-62342019000100454. Acessado em: Julho de 2020.

THEIS, LC e GOUVÊA, DL. Percepção dos Idosos em Relação a Vida Sexual e as Infecções Sexualmente Transmissíveis na Terceira Idade. Rev.Brasileira de Ciências da Saúde. 2019. Disponível em: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/08/1015130/36926-113571-1-pb.pdf.

Acessado: Julho de 2020.

CABRAL, N.E.S; PEREIRA, G.C.S; SOUZA, U. S; LIMA, C.F.M; SANTANA, G.M.S, CASTAÑEDA, R.F.G.

COMPRENSIÓN DE SEXUALIDAD POR ANCIANOS DE ÁREA RURAL; 2019. Disponível em:

http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-86502019000100304. Acessado em: Julho de 2020.

MARÍN, CR; ARANGO, DC; JIMÉNEZ JC; CADORNA, DL; ECHEVERRI, AQ. THE PERCEPTION OF SEXUALITY AFTER THE AGE OF 60 YEARS MEDELLIN, COLOMBIA . Rev. Colombiana de

Ciencias Sociales 2020. Disponível em: https://www.funlam.edu.co/revistas/index.php/RCCS/article/view/3286/pdf. Acessado em Julho de 2020.

VENTURINI, L; BEUTER, M; LEITE, M.T; BRUINSMA, J.L; BACKES, C. Atuação da equipe de

enfermagem frente à sexualidade de idosas institucionalizadas; 2018. Disponível em:http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100428. Acessado em: Julho de 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-08

Edição

Seção

Artigos