APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL RÁPIDA DA PESSOA IDOSA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: O instrumento de avaliação multidimensional da pessoa idosa representa uma avaliação rápida e sintética que pode ser utilizada para identificar problemas de saúde condicionantes de declínio funcional em pessoas idosas¹. Uma avaliação em várias dimensões para o cuidado gerontológico é, primordialmente, o esforço sistemático de organizar o grande número de informações advindas do processo investigativo, com a intenção de manejar apropriadamente um paciente idoso com seus complexos e interativos problemas². Diante disso, o objetivo deste trabalho é descrever a experiência de aplicação do instrumento de avaliação multidimensional rápida da pessoa idosa. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido durante as visitas domiciliares a idosos nas práticas do componente curricular de “Saúde do Idoso”, com discentes do 5º semestre do curso de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII em Senhor do Bonfim-BA. As visitas foram realizadas no dia 11/04/2019, mediante a aplicação do instrumento de avaliação multidimensional rápida da pessoa idosa. Resultados e Discussão: Foram realizadas 6 visitas com idosos acima de 65 anos, utilizando um tempo médio despendido de 10 minutos para cada avaliação, além do mais, foram avaliados 13 domínios de investigação: nutrição, visão, audição, incontinência, atividade sexual, humor, cognição, memória, função dos membros superiores e inferiores, atividades diárias, domicílio, queda e suporte social. Ficou evidente que o instrumento utilizado é satisfatório para nortear a avaliação dos aspectos físicos e psicológicos deste grupo etário, bem como rastrear declínios de forma rápida, objetiva e individualizada, contudo, o entrevistador precisa estar preparado para conduzir o diálogo de maneira compreensível e com naturalidade, utilizando uma linguagem de fácil compreensão e ajustável para cada tipo de paciente. Para discentes do curso de enfermagem, a vivência proporcionou o conhecimento de vários aspectos impactantes na saúde do idoso, ademais, proporcionou o desenvolvimento de habilidades de comunicação e reflexão crítica sob a ótica de diferentes casos. Ao agir como um enfermeiro, os estudantes puderam compreender a importância deste profissional no atendimento gerontológico, o que certamente os tornarão trabalhadores mais preparados para atuar na área em questão. Conclusão: Diante dos argumentos apresentados conclui-se que a aplicação do instrumento aumenta a eficácia diagnóstica para detecção de problemas de saúde que mais comumente afetam a qualidade de vida dos idosos. Espera-se que mais trabalhos sobre a temática surjam em favor da disseminação do conhecimento sobre a terceira idade para profissionais da área da saúde.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção básica. Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Brasília: Ministério da Saúde 2006. 192 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/evelhecimento_saude_pessoa_idosa.pdf. Acesso em: 15 Jul. 2020.
SIRENA, S. A. Avaliação Multidimensional do Idoso: Uma Abordagem em Atenção Primária à Saúde. 2002. 93 p. Dissertação (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre 2002. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1550/1/419415.pdf. Acesso em:15 Jul. 2020.
PALAVRAS-CHAVE: Idoso; Enfermagem; Visita domiciliar