CARACTERIZAÇÃO E CORRELAÇÃO DE DEPRESSÃO E FUNCIONALIDADE FAMILIAR EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
Resumo
Introdução: A Depressão é considerada um transtorno mental comum entre idosos, resultante de uma complexa interação biopsicossocial¹. A funcionalidade e o vínculo familiar podem ser um fator protetor ou gerador de depressão nesses indivíduos². Objetivo: Caracterizar e correlacionar a Depressão e a funcionalidade familiar entre idosos institucionalizados. Método e materiais: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE: 15206619.0.0000.8083, com uma amostra de 14 idosos institucionalizados de forma total ou parcial em uma instituição de longa permanência para idosos não governamental e sem fins lucrativos situada no interior de São Paulo. Os idosos eram conscientes e orientados, sem ou com mínimos déficits cognitivos. Esta verificação aconteceu através do Mini Exame do Estado Mental (MEEM)3-4. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário sócio demográfico, Escala de Depressão Geriátrica (EDG-15) 3-4 e escala de avaliação da Funcionalidade Familiar (APGAR Familiar) 3-4. Para a verificação da correlação estatística, utilizou-se o teste Exato de Fisher (P<0,05). Resultados e Discussão: A Depressão foi identificada em 35,7% dos idosos, sendo 80% moderada e 20% severa, a média do score da EDG foi 8,6. A caracterização dos idosos com depressão foi: idade média de 76 anos (DP 8,5), 60% mulheres, 60% eram analfabetos ou tinham escolaridade inferior a quatro anos, 60% eram da religião espirita, 80% estavam em institucionalização total. Quanto à funcionalidade familiar, 60% dos idosos com depressão apresentavam elevada disfunção familiar, 20% moderada disfunção e 20% boa funcionalidade familiar. Não houve correlação estatística entre as variáveis Depressão e funcionalidade familiar (P=0,266). Dados da pesquisa corroboram com os de outro estudo de objetivo e método semelhantes em que a prevalência de depressão em idosos também foi no sexo feminino e houve relação entre Depressão e disfuncionalidade familiar em idosos institucionalizados². Conclusão: Conclui-se que a Depressão está presente entre idosos institucionalizados, principalmente em mulheres e indivíduos com baixa escolaridade. A maioria dos idosos com algum grau de depressão também apresentavam alguma disfunção familiar.
Referências
Lima AMP, Ramos JLS, Bezerra IMP, Rocha RPB, Batista HMT, Pinheiro WR. Depressão em Idosos: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção. 2016; 6(2):97-103.
. Oliveira SC, Santos AA, Pavarini SCL. Relação entre sintomas depressivos e a funcionalidade familiar de idosos institucionalizados. Rev Esc Enferm USP. 2014; 48(1):66-72.
Brasil. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Departamento de Atenção Básica – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia. Avaliação Funcional do Idoso. Secretaria do Estado da Saúde. 2015; 2. Ed.