CIRURGIA PLÁSTICA ESTÉTICA NA TERCEIRA IDADE

Autores

  • Marcus Vinícius Arantes de Sousa
  • Rafaela Alves Freitas
  • Eryc Abido Blumer
  • Maurício Ângelo de Almeida Júnior

Resumo

Introdução: Torna-se cada vez mais comum a procura pela cirurgia plástica estética na terceira idade, pois muitos indivíduos querem retardar o processo natural de envelhecimento e aumentar a autoestima. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica 1, foi realizada uma pesquisa na cidade de Porto Alegre, em que se constatou que entre pessoas com mais de 60 anos, 70% sentem alguma insatisfação corporal. No ano de 2016, cerca de 13% das pessoas que realizaram cirurgia plástica nos Estados Unidos tinham mais de 65 anos. Dentre os procedimentos mais procurados estão: rinoplastia, mastopexia, lifting facial, aplicação de toxina botulínica e blefaroplastia 1,2,3. O objetivo do presente trabalho foi avaliar quais as cirurgias plásticas estéticas mais realizadas na terceira idade em um determinado centro, bem como a satisfação dos pacientes a respeito do procedimento realizado.

Metodologia: Foram analisados quais os procedimentos estéticos mais realizados pela especialidade de cirurgia plástica, em pacientes idosos nos últimos 5 anos. Foi feita análise retrospectiva de prontuários de pacientes de um centro mineiro. Concomitantemente, avaliou-se a opinião dos pacientes com relação ao resultado das cirurgias, aplicando-se um questionário aos pacientes que faziam retorno ao ambulatório.

Resultados: Foram analisados 90 prontuários. Os procedimentos mais realizados foram lifting facial (36%) e aplicação de toxina botulínica (52%), seguidos da mastopexia (35.5%), blefaroplastia (27.7%), rinoplastia (22.2%) e otoplastia (22.2%). Observou-se aumento da procura por transplante capilar nos últimos 3 anos. Com relação ao questionário de satisfação, 100% dos idosos afirmou estar mais feliz após o procedimento. 90% das mulheres entrevistadas afirmou que antes de fazer a cirurgia, sentia vergonha de contar aos familiares sobre sua vontade. 100% relatou aumento da autoestima e das relações interpessoais após o procedimento. 50% afirmou ter desejo de realizar outro procedimento.

Discussão: Observa-se que os procedimentos mais procurados estão de acordo com o que foi encontrado na literatura, porém com o avanço do transplante capilar nos últimos anos, este tem se tornado um procedimento muito procurado. Com relação à satisfação dos idosos, percebe-se que a cirurgia plástica tem impacto positivo em seu bem-estar biopsicossocial, resgatando sua autoestima e proporcionando melhor qualidade de vida. Conclusão: Apesar de assunto pouco estudado, é de grande relevância o impacto satisfatório da cirurgia plástica estética na qualidade de vida da terceira idade.

 

Referências

Cirurgia Plástica entre idosos. Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Disponível em: <http://www2.cirurgiaplastica.org.br/2014/06/07/cirurgia-plastica-entre-idosos/> Acesso em: 10 de julho de 2020.

OLIVEIRA, Dulcyane Ferreira de; NAKAJIMA, Gerson Suguiyama; BYK, Jonas. Cirurgia em pacientes idosos: revisão sistemática da literatura. Rev. Bioét., Brasília , v. 27, n. 2, p. 304-312, Jun 2019

.

FERREIRA, Francisco Romão. Cirurgias estéticas, discurso médico e saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 16, n. 5, p. 2373-2382, Mai 2011 .

Downloads

Publicado

2021-04-07

Edição

Seção

Artigos