CONTRIBUIÇÕES DE UM SIMPÓSIO DE GERIATRIA PARA A SOCIEDADE
Resumo
Introdução: A experiência da articulação e mobilização de indivíduos em torno de uma necessidade remonta à antiguidade 1 . Dessa forma buscando ampliar o conhecimento em gerontologia na comunidade externa e acadêmica da universidade a Liga de Geriatria e Gerontologia da UFCSPA aborda
anualmente de forma multidisciplinar a gerontologia através de seu simpósio. Tal ideia adveio das lacunas de ensino da área na universidade e a grande demanda por eventos da área. Nos nossos simpósios são expostos casos, relatos e artigos destacando o envelhecimento humano e seus cuidados. Assim objetivamos relatar a contribuição do simpósio para a educação em saúde, através da disseminação do conhecimento para ouvintes.
Metodologia: O Simpósio foi realizado anualmente durante dois dias pela Liga de Geriatria e Gerontologia da UFCSPA entre os anos de 2015 a 2019. São escolhidos com base na pesquisa de satisfação quais serão os assuntos abordados no próximo simpósio, dando preferência a assuntos mais sugeridos. Para as palestras são convidados profissionais de diferentes áreas dando ênfase aos professores da própria universidade, além de reservarmos espaço no evento para os ouvintes tirarem dúvidas. O público alvo dos simpósios é focado em profissionais da saúde, estudantes, sendo evento aberto a toda a comunidade.
Resultados: Foram exibidas 12 palestras em cada simpósio com um total em cada edição do evento de 8 horas. Foram contabilizados um público médio de 130 pessoas, sendo nosso maior público 310 ouvintes na edição de 2019. A abordagem multidisciplinar engajou o público ao ponto que pudemos observar muitas perguntas e discussões entre público e palestrantes nos corredores e nos intervalos entre as palestras. Por final através de 73 pesquisas de satisfação concluímos que conseguimos resultados satisfatórios para a expansão do conhecimento em gerontologia a nosso público alvo. Foram elogiados nosso trabalho em equipe para a organização como também os palestrante. Buscamos no futuro continuar ampliando os estudos em envelhecimento humano para nossa comunidade.
Conclusão: Nosso evento possibilitou a compreensão e discussão dos temas acerca do envelhecimento humano. Também mostrou a importância da atuação multidisciplinar no idoso e enriqueceu a todos com os relatos do público e questionamentos.
Referências
DA SILVA, S. A.; FLORES, O. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Rev. Bras. Educ. Med., Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, p.410-417, 2015.