EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: O envelhecimento, objeto de estudo da gerontologia, é um processo complexo que engloba aspectos biológicos, cronológicos e psicossociais. A institucionalização do idoso favorece o isolamento social, limitando experiências de relacionamento e aprendizado. Focado nessas necessidades, o projeto de extensão Promid (Promoção da Saúde do Idoso) surgiu com o objetivo de trabalhar a educação em saúde nessa faixa etária, usando a ludicidade como principal ferramenta. O objetivo deste constructo é relatar o desenvolvimento das atividades lúdicas realizadas em instituições de acolhimento de idosos no município de Toledo, a influência desta na formação acadêmica dos envolvidos e os benefícios para a população idosa. Materiais e métodos: As atividades foram desenvolvidas pelos discentes e docentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná, entre fevereiro e dezembro de 2019, com encontros quinzenais, intercalando visitas a instituição e reuniões de alinhamento entre os integrantes, totalizando 17 encontros, contemplando 23 idosos institucionalizados. Todas as intervenções tiveram como principal abordagem a ludicidade, usando de brincadeiras, jogos, dramatizações e rodas de conversa para promover a educação em saúde e a socialização entre os envolvidos. Resultado: Os discentes conseguiram transformar seus olhares em relação aos idosos e ao envelhecimento. A prática da educação em saúde com a ludicidade trouxe aos participantes uma noção mais ampla de integralidade e habilidade comunicativa, buscando atividades adaptadas para os idosos e seu nível cognitivo. Tudo isso, aliado a pesquisa constante para garantir um repasse de informações eficiente, acrescentou de forma ímpar na formação acadêmica e profissional dos discentes envolvidos. Nos idosos, foram observadas modificações significativas quanto a sua autonomia, principalmente sobre os cuidados próprios com a saúde e higiene, além de uma intensa criação de vínculos com os participantes do projeto. Conclusões: Com o aumento considerável da longevidade da população, a necessidade da educação em saúde com métodos diferenciados para os idosos institucionalizados é notória, visando à qualidade de vida e respeito da autonomia dos mesmos, considerado um desafio de saúde pública atualmente. O reconhecimento das particularidades de cada um, aliado a ludicidade, foi uma chave importante para o sucesso da abordagem, entendimento do público e enriquecimento pessoal aos participantes.
Referências
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