RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES NA BUSCA PELA QUALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância do trabalho docente e seus desafios e como o bom relacionamento com os discentes garante bons resultados na aprendizagem. Segundo Freire (1996, p.28), percebe-se, assim, a importância do papel do educador, o mérito da paz com que viva a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar certo. O presente estudo teve como propósito responder aos questionamentos: como melhorar o ensino nas escolas e transformar o mundo através da educação de qualidade? Como utilizar ferramentas para motivar, incentivar e transformar a realidade dos alunos? Quais estratégias utilizar no ensino aprendizagem? Para Freire (1996 p. 25), “não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro”. Em função disso, “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Como marco teórico deste trabalho, têm-se as ideias sustentadas por Freire (1996), cuja tese central de seus trabalhos aponta: “(...) como necessário à formação docente, numa perspectiva progressista. Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção” (FREIRE, 1996, p.47). Nessa perspectiva, nota-se que, na tarefa educativa, é fundamental propiciar as condições para que os educandos construam seus próprios conhecimentos, através das indagações, dos questionamentos e da criticidade. O educador deve sempre progredir e inovar no seu conhecimento e transferir aos discentes um ensino aprendizagem na prática.
O educador tem um papel de um dos primeiros agentes sociais na vida dos alunos e influencia tanto de forma positiva como também de forma negativa. Um exemplo de um ponto positivo é quando o professor compreende a importância do diálogo com o aluno, pois o aluno possui um conhecimento próprio e necessita de transmiti-lo; com isso, o professor se torna um mediador do conhecimento e também aprende com o aluno, tendo assim uma troca de saberes. Conforme Freire (1996 p.26), “(...) relação a aprender, é um processo que pode deflagrar no aprendiz uma curiosidade crescente, que pode torná-lo mais e mais criador”. Já como ponto negativo, pode-se citar a ausência de conhecimento sobre a vida social do aluno, a desmotivação e a ausência de planejamento das aulas por parte do professor. Tudo isso interfere diretamente no aprendizado dos aluno. A partir de tudo o que foi citado, encontra-se substrato à confirmação da hipótese de que o bom relacionamento professor e aluno são fundamentais para a aprendizagem do aluno de forma eficaz, assim, o planejamento de aulas dinâmicas, a formação continuada do professor; tudo isso, contribui para a qualidade do ensino.
References
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; MAHONEY, Abigail Alvarenga. A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; MAHONEY, Abigail Alvarenga. Henri Wallon:
Psicologia e Educação. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
BELOTTI, S. H. A.;FARIA, M. A. DE. Relação professor/aluno. Revista Eletrônica Saberes da Educação, São Roque 1.1, 2010. p. 1-12.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1993.
GADOTTI, Moacir. A escola e o professor Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher, 2007. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/2773/1/FPF_PTPF_12_026.p df. Acesso em: 24 nov. 2019.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
. Projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MORALES, Pedro Vallejo. A relação professor-aluno: o que é, como se faz. 4. ed. São Paulo: Editora Loyola, 1998.
MÜLLER, L. de. S. A interação professor-aluno no processo educativo. São Paulo: Ática, 2002.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1985.
SEVERO. Lara Sady. Relação professor-aluno: o que pensam professores e alunos? Brasil, 2015. Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Planaltina
- DF, 2015. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/13341/1/2015_LaraSadySevero.pdf. Acesso em: 02 out. 2019.
SILVA. Nelma Albino Da. A importância da afetividade na relação professor - aluno. Brasil, 2013, 44 páginas. Monografia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, 2013. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-afetividade-na- relacao-professor-aluno.htm
Acesso em: 02 out. 2019.
SOUSA, E; SILVA, P. A Relação Professor/Aluno no Processo de Ensino/Aprendizagem. Revista Espaço Sophia, n. 7, 2007.