RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES NA BUSCA PELA QUALIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Authors

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância do trabalho docente e seus desafios e como o bom relacionamento com os discentes garante bons resultados na aprendizagem. Segundo Freire (1996, p.28), percebe-se, assim, a importância do papel do educador, o mérito da paz com que viva a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar certo. O presente estudo teve como propósito responder aos questionamentos: como melhorar o ensino nas escolas e transformar o mundo através da educação de qualidade? Como utilizar ferramentas para motivar, incentivar e transformar a realidade dos alunos? Quais estratégias utilizar no ensino aprendizagem? Para   Freire (1996 p. 25), “não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro”. Em função disso, “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Como marco teórico deste trabalho, têm-se as ideias sustentadas por Freire (1996), cuja tese central de seus trabalhos aponta: “(...) como necessário à formação docente, numa perspectiva progressista. Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção” (FREIRE, 1996, p.47). Nessa  perspectiva, nota-se que, na tarefa educativa, é fundamental propiciar as condições para que os educandos construam seus próprios conhecimentos, através das indagações, dos questionamentos e da criticidade. O educador deve sempre progredir e inovar no seu conhecimento e transferir aos discentes um ensino aprendizagem na prática.

O educador tem um papel de um dos primeiros agentes sociais na vida dos alunos e influencia tanto de forma positiva como também de forma negativa. Um exemplo de um ponto positivo é quando o professor compreende a importância do diálogo com o aluno, pois o aluno possui um conhecimento próprio e necessita de transmiti-lo; com isso, o professor se torna um mediador do conhecimento e também aprende com o aluno, tendo assim uma troca de saberes. Conforme Freire (1996 p.26), “(...) relação a aprender, é um processo que pode deflagrar no aprendiz uma curiosidade crescente, que pode torná-lo mais e mais criador”. Já como ponto     negativo, pode-se citar a ausência de conhecimento sobre a vida social do aluno, a desmotivação e a ausência de planejamento das aulas por parte do professor. Tudo isso interfere diretamente no aprendizado dos aluno. A partir de tudo o que foi citado, encontra-se substrato à confirmação da hipótese de que o bom relacionamento professor e aluno são fundamentais para a aprendizagem do aluno de forma eficaz, assim, o planejamento de aulas dinâmicas, a formação continuada do professor; tudo isso, contribui para a qualidade do ensino.

Author Biography

Andreia Almeida Mendes, Centro Universitário UNIFACIG

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Variação e Mudança Linguística; Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na mesma linha anteriormente citada; especialista em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Doctum; graduada em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professora e coordenadora de Metodologia Ativa do Centro Universitário (UNIFACIG), Editora da revista Pensar Acadêmico, Coordenadora Institucional do projeto "Letramento em Programação", Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística, sintaxe, linguística diacrônica, língua portuguesa, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, redação, argumentação jurídica e metodologia científica.

References

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; MAHONEY, Abigail Alvarenga. A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; MAHONEY, Abigail Alvarenga. Henri Wallon:

Psicologia e Educação. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

BELOTTI, S. H. A.;FARIA, M. A. DE. Relação professor/aluno. Revista Eletrônica Saberes da Educação, São Roque 1.1, 2010. p. 1-12.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1993.

GADOTTI, Moacir. A escola e o professor Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher, 2007. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/2773/1/FPF_PTPF_12_026.p df. Acesso em: 24 nov. 2019.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

. Projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MORALES, Pedro Vallejo. A relação professor-aluno: o que é, como se faz. 4. ed. São Paulo: Editora Loyola, 1998.

MÜLLER, L. de. S. A interação professor-aluno no processo educativo. São Paulo: Ática, 2002.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1985.

SEVERO. Lara Sady. Relação professor-aluno: o que pensam professores e alunos? Brasil, 2015. Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Planaltina

- DF, 2015. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/13341/1/2015_LaraSadySevero.pdf. Acesso em: 02 out. 2019.

SILVA. Nelma Albino Da. A importância da afetividade na relação professor - aluno. Brasil, 2013, 44 páginas. Monografia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ, 2013. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-afetividade-na- relacao-professor-aluno.htm

Acesso em: 02 out. 2019.

SOUSA, E; SILVA, P. A Relação Professor/Aluno no Processo de Ensino/Aprendizagem. Revista Espaço Sophia, n. 7, 2007.

Published

2021-06-21

Issue

Section

Artigos