IMPACTO DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DE EDUCADORES DO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A pandemia de covid-19 reverberou em mudanças para estudos como Diehl e Marin (2016) e Tostes (2018) apontavam dados preocupantes em relação ao adoecimento de professores muito antes de começar a pandemia, decorrente de mudanças na área de trabalho toda sociedade, sobretudo no modo de trabalho e consequentemente das relações sociais. Entre estas destacamos o trabalho na educação, a partir do isolamento social adotado como uma das principais formas de evitar a propagação do Coronavírus. Com isso os profissionais de educação foram obrigados a se reinventar e fazer uso de diversas metodologias para dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem dos alunos.
Diante deste cenário de pandemia, os agravos em saúde mental decorrente do trabalho têm se intensificado (SILVA et al, 2021). Entre as categorias de profissionais que mais tem adoecido, encontra-se o grupo dos professores (HERNANDES, 2021).
Nesse sentido, poucos estudos enfatizam o trabalho dos professores do ensino superior. Portanto torna-se necessário desenvolver mais estudos direcionados a essa categoria tendo em vista a responsabilidade que os mesmos possuem na formação de futuros profissionais. O presente trabalho tem como objetivo abordar o impacto da pandemia por COVID-19 na saúde mental de educadores de ensino superior.
Referências
SANTOS, Geórgia Maria Ricardo Félix dos; SILVA, Maria Elaine da; BELMONTE, Bernardo do Rego. COVID-19: ensino remoto emergencial e saúde mental de docentes universitários. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, fev. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/b3TVbVHcCZRxkVZPFPK6PHF/?format=pdf&lang=pt
SILVA, Andrey Ferreira da; ESTELA, Fernanda Matheus; LIMA, Nayara Silva; ABREU, Carlos Tibúrcio de Araújo. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: revista de saúde coletiva, jul. 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/physis/2020.v30n2/e300216/pt/