EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Fabíola de Carvalho Barreto
  • Luciana Telles de Moura
  • Linccon Fricks Hernandes

Resumo

A globalização e exclusão social são fenômenos interligados entre si, ambos atingem grande massa populacional que afetam ao desenvolvimento e progresso social e como fenômeno mundial, se estende sobre todo o território brasileiro. Assim, a democracia e a cidadania,  se configurando em uma intensa iminência à sociedade como um todo em suas trajetórias históricas de lutas por direitos. Cumpre ressaltar o contexto de profunda desigualdade no Brasil, observando que as desigualdades de rendas, adicionam-se às desigualdades sociais habituais, que se conectam a características de gênero, escolaridade, raça/etnia entre pessoas dos mesmos segmentos sociais. Deste modo, as segregações resultantes das configurações contemporâneas, delimitam os sujeitos que ingressam nos programas de assistência social de alta complexidade (HERNANDES, et. al., 2017).

Diante disto, as variações da vida social advêm sobre a vida subjetiva dos indivíduos, ao cobrirem intensamente as relações sociais, porém não de forma mecânica e linear. Existe um complexo emaranhado de mediações sociais, econômicas e culturais que organizam as consequências para a saúde mental e para a subjetividade humana. A exclusão de um enorme contingente social de trabalhadores das condições dignas de trabalho, moradia, saúde e educação, têm corrompido, historicamente, a capacidade desses de se construírem como sujeitos emancipados, conscientes de suas condições de vida e de seus carecimentos (HERNANDES, et. al, 2017). 

O presente trabalho tem como objetivo discutir como as expressões da questão social incidem sobre os seguimentos mais vulneráveis da sociedade dificultando o acesso a educação e a importância da implementação de políticas públicas que possam reverberar sobre está realidade.

Downloads

Publicado

2023-05-09