AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PANORAMA DAS PESQUISAS

Autores

  • Humberto Vinício Altino Filho Centro Universitário UNIFACIG
  • Lorena Muniz Braga

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i2.1692

Resumo

Em virtude das transformações da sociedade, o espaço escolar viu-se impelido a implementar novos modelos educacionais em todos os níveis de ensino. Na Educação Infantil, uma estratégia bastante difundida é o emprego de atividades lúdicas, utilizadas para proporcionar às crianças uma boa experiência de aprendizagem aliada à diversão. Neste sentido, este estudo buscou conhecer aspectos da produção mais recente sobre a utilização do lúdico na Educação Infantil. Os resultados apontam que a utilização das atividades lúdicas na Educação Infantil é uma ferramenta de grande potencial para o processo de construção do conhecimento, aliando brincar e aprender e produzindo experiências significativas de aprendizagem, como evidenciado tanto pela discussão teórica quanto pelas pesquisas consultadas.

Biografia do Autor

Humberto Vinício Altino Filho, Centro Universitário UNIFACIG

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG). Professor e Analista Educacional no Centro Universitário UNIFACIG.

Referências

ARAÚJO, Alcione Maria de Sá Cavalcante. Lúdico: aprender de forma prazerosa. Cad. Pesq., São Luís, v. 19, n. 3, set./dez. 2012.

BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães. Hibridismo brincante: um estudo sobre as brincadeiras lúdico-agressivas na Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2018.

BERNARDINO, Elizabete Aparecida. O pensamento deweyano, a motivação e o interesse do aluno no contexto de aprendizagem de língua estrangeira. Revista Travessias, 2009.

CASANOVA, Suzana Assunção. Material adaptado para o ensino de higiene e saúde: jogo memória saudável para alunos com transtorno do espectro autista (TEA). Dissertação (Mestrado em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense, Nova Iguaçu, 2017.

CORRÊA, Leidniz Soares. BENTO, Raquel Matos de Lima. A importância do lúdico para a aprendizagem na educação infantil. On-line [s.d.]. Disponível em: http://unijipa.edu.br/media/files/54/54_218.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.

COSTA, Maria Rosilane da. A importância das brincadeiras para a aprendizagem na Educação Infantil: o que propõe a base nacional comum curricular (BNCC). JOIN Encontro internacional de jovens investigadores edição brasileira, Anais... Fortaleza, 2009.

CREPALDI, Geise Daniele Milagres. Educação ambiental e valores na educação infantil: sentidos construídos a partir do trabalho pedagógico. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2018.

FERNANDES, Eunice Ramos de Carvalho. Educação Infantil: a construção do número em atividades contidas em um livro didático de matemática. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas Educacionais) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017.

FERNANDES, Karina Luiza da Silva. Brincar e investigar fenômenos com água na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

FUJIHARA, Juliana Roberta Paes. Ciências na educação infantil: investigando o potencial pedagógico de uma sequência didática baseada em atividades práticas e lúdicas. Dissertação (Mestrado em Educação Científica) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Coxim, 2017.

GONCALVES, Verônica Pinto Lopez. Mochileiros científicos: o ensino de ciências na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2017.

GOMES, Cristina Maria. Análise da qualidade das atividades de apropriação do sistema de escrita alfabética nos apostilados de ensino para a educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2018.

LEAL, Patrícia Maristela de Freitas. O brincar na educação infantil e o desenvolvimento integral da criança. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2017.

LUCENA, Juliana Maria Ferreira de. Sociabilidade, brincadeira e compreensão social: Um estudo psicoetológico em crianças pré-escolares. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

OLIVEIRA, Juliana Aparecida Santim. SILVA, Nivaldo Correia. O lúdico como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. Revista Saber Acadêmico, n. 25, 2018

SANTOS, Jossiane Soares. O lúdico na educação infantil. Realize editora, lX FIPED Fórum Internacional de Pedagogia. Anais...Campina Grande 2012.

SANTOS, Ione da Silva Alves dos. O professor como mediador na construção da aprendizagem: a importância das interações e brincadeiras na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

SANTOS, Monica Regina Colaco dos. Dimensões lúdicas: prescrito, ensinado e vivido. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília. Brasília, 2018.

SILVA, Fabiana Fernandes da. A vivência lúdica na prática da educação infantil:

dificuldades e possibilidades expressas no corpo da professora. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São João Del Rei, São João Del-Rei, 2011.

SILVANO, Fernanda Oliveira Brigatto. A intervenção pedagógica na brincadeira de papéis em contexto escolar: estudo teórico-prático à luz da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico – crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2018.

SIUFI, Claudia Jaqueline de Souza. A ludicidade e a inquiribilidade no processo da educação musical na primeira infância. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

TORRES, Patrícia Lupion. IRALA, Esrom Adriano F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Agrinho, 2014.

Downloads

Publicado

2020-03-26

Edição

Seção

Artigos