METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

Autores

  • Humberto Vinício Altino Filho Centro Universitário UNIFACIG
  • Célia Maria Fernandes Nunes
  • Ana Cristina Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i1.1705

Resumo

As metodologias ativas de aprendizagem estão em evidência nos debates educacionais. Tais metodologias tem por finalidade o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias na sociedade contemporânea, pautando-se no protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Nesse artigo, apresenta-se uma análise da produção brasileira sobre a utilização de metodologias ativas no ensino de matemática, a partir da consulta ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise das pesquisas aponta para a utilização de propostas de inserção de métodos ativos para a sala de aula de Matemática no geral, apresentando aplicações da Team Based Learning, do Just-in-Time-Teaching e da Peer Instruction, por exemplo.

Biografia do Autor

Humberto Vinício Altino Filho, Centro Universitário UNIFACIG

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG). Professor e Analista Educacional no Centro Universitário UNIFACIG.

Célia Maria Fernandes Nunes

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), com Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais ( 2010). Professora Associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) atuando na Graduação e Pós- Graduação.

Ana Cristina Ferreira

Doutora (2003) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de concentração: Educação Matemática. Professora Titular do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Referências

BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349. Acesso em: 27 mai. 2017.

CECY, Carlos; OLIVEIRA, Geraldo Alécio de; COSTA, Eula Maria de Melo Barcelos (Org). Metodologias Ativas: aplicações e vivências em Educação Farmacêutica. Brasília: ABENFARBIO, 2013.

DIAS, Emerson dos Reis. Formação Continuada de Professores de Matemática: um foco no ensino dos números inteiros relativos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, Uberaba, 2016. Disponível em: https://uniube.br/cpe/biblioteca/dissertacoes.php. Acesso em: 10 mai. 2017.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os Princípios das Metodologias Ativas de Ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, jan./abr., 2017. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/download/404/295. Acesso em: 15 set. 2017.

MATOS, Fernanda Cintia Costa. O Pedagogo e o Ensino de Matemática: uma análise da Formação Inicial. Dissertação (Mestrado em Educação) Centro de Humanidades – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/16651/1/2016_dis_fccmatos.pdf. Acesso em: 10 mai. 2017.

PAIVA, Thiago Yamashita. Aprendizagem Ativa e Colaborativa: uma proposta de uso de Metodologias Ativas no ensino da Matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21707?mode=full. Acesso em: 10 mai. 2017.

PASSOS, Pedro Paulo Sena. Metodologias Ativas e Tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de Função Quadrática com o auxílio do programa Socrative. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11280. Acesso em: 10 mai. 2017.

SILVA, Eduardo Joaquim da. Metodologias Ativas e Tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de Função Afim com o auxílio do programa Socrative. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/11288/MMat%2012-2016.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 mai. 2017.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigos