METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i1.1705Resumen
As metodologias ativas de aprendizagem estão em evidência nos debates educacionais. Tais metodologias tem por finalidade o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias na sociedade contemporânea, pautando-se no protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Nesse artigo, apresenta-se uma análise da produção brasileira sobre a utilização de metodologias ativas no ensino de matemática, a partir da consulta ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise das pesquisas aponta para a utilização de propostas de inserção de métodos ativos para a sala de aula de Matemática no geral, apresentando aplicações da Team Based Learning, do Just-in-Time-Teaching e da Peer Instruction, por exemplo.
Citas
BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349. Acesso em: 27 mai. 2017.
CECY, Carlos; OLIVEIRA, Geraldo Alécio de; COSTA, Eula Maria de Melo Barcelos (Org). Metodologias Ativas: aplicações e vivências em Educação Farmacêutica. Brasília: ABENFARBIO, 2013.
DIAS, Emerson dos Reis. Formação Continuada de Professores de Matemática: um foco no ensino dos números inteiros relativos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, Uberaba, 2016. Disponível em: https://uniube.br/cpe/biblioteca/dissertacoes.php. Acesso em: 10 mai. 2017.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os Princípios das Metodologias Ativas de Ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, jan./abr., 2017. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/download/404/295. Acesso em: 15 set. 2017.
MATOS, Fernanda Cintia Costa. O Pedagogo e o Ensino de Matemática: uma análise da Formação Inicial. Dissertação (Mestrado em Educação) Centro de Humanidades – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/16651/1/2016_dis_fccmatos.pdf. Acesso em: 10 mai. 2017.
PAIVA, Thiago Yamashita. Aprendizagem Ativa e Colaborativa: uma proposta de uso de Metodologias Ativas no ensino da Matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21707?mode=full. Acesso em: 10 mai. 2017.
PASSOS, Pedro Paulo Sena. Metodologias Ativas e Tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de Função Quadrática com o auxílio do programa Socrative. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11280. Acesso em: 10 mai. 2017.
SILVA, Eduardo Joaquim da. Metodologias Ativas e Tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de Função Afim com o auxílio do programa Socrative. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/11288/MMat%2012-2016.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 mai. 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).