INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i4.2606Palavras-chave:
metodologias ativas, Instagram, ensino superior.Resumo
Com o advento de novas tecnologias, torna-se necessário repensar as metodologias tradicionais de ensino. As metodologias ativas de aprendizado têm como intuito promover uma postura ativa dos discentes durante o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, os alunos são os protagonistas do processo e os docentes atuam como mediadores. Este artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades da utilização do Instagram como uma ferramenta de ensino-aprendizagem colaborativa, visando integrar o contexto digital com as metodologias ativas. O estudo descritivo compreende uma atividade aplicada para discentes de engenharia civil de uma instituição privada de ensino superior, localizada em São João del-Rei, MG. No percurso metodológico, foram realizadas quatro etapas: 1) apresentação do trabalho aos discentes; 2) elaboração e publicação das postagens; 3) avaliação das postagens; 4) feedback dos discentes. Os resultados sugerem a efetividade do Instagram como recurso didático para o ensino superior. Além do desenvolvimento das competências, de acordo com os objetivos de aprendizagem propostos para a atividade, a metodologia ativa permitiu que a aprendizagem fosse mais divertida e inserida ao cotidiano dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais significativa aos estudantes da cultura digital. Salienta-se, ainda, que nesse tipo de atividade o conhecimento técnico não fica restrito apenas à IES e é democratizado, permitindo que a comunidade externa também tenha acesso à informação técnica.
Referências
AKHIAR, Ayuni; MYDIN, Al- Amin; ADI KASUMA, Shaidatul Akma. STUDENTS’ PERCEPTIONS AND ATTITUDES TOWARDS THE USE OF INSTAGRAM IN ENGLISH LANGUAGE WRITING. Malaysian Journal of Learning and Instruction; 2017: Special Issue on "Graduate Students Research on Education", 2017, 27 dez. 2017. Disponível em: <http://e-journal.uum.edu.my/index.php/mjli/article/view/7796>.
BARBOSA, Cláudia et al. Utilização do Instagram no ensino e aprendizagem de português língua estrangeira por alunos chineses na Universidade de Aveiro. RELATEC: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 16, n. 1, p. 21–33, 2017.
BENEITONE, Pablo et al. Reflexões e perspectivas do Ensino Superior na América Latina: Relatório Final – Projeto Tuning América Latina 2004-2007. . Espanha: [s.n.], 2007. Disponível em: <http://tuningacademy.org/wp-content/uploads/2014/02/TuningLAIII_Final-Report_PT.pdf>.
BOOTH, Richard G. Happiness, stress, a bit of vulgarity, and lots of discursive conversation: A pilot study examining nursing students’ tweets about nursing education posted to Twitter. Nurse Education Today, v. 35, n. 2, p. 322–327, 2015. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691714003360>.
BROWN, Susan A. Seeing Web 2.0 in context: A study of academic perceptions. Internet and Higher Education, v. 15, n. 1, p. 50–57, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.iheduc.2011.04.003>.
CHOTIPAKTANASOOK, Nuttakritta; REINDERS, Hayo. Willingness to communicate in social media : An investigation of the long-term effects Willingness to Communicate in Social Media : An Investigation of the Long-term Effects. n. January, 2016.
FLECK, Bethany K B et al. YouTube in the Classroom: Helpful Tips and Student Perceptions. The Journal of Effective Teaching, v. 14, n. 3, p. 21–37, 2014.
JONES, Chris; SHAO, Binhui. The Net Generation and Digital Natives: Implications for Higher Education. 26 jun. 2011.
LEGO MUÑOZ, Caroline; TOWNER, Terri L. Social Networks: Facebook’s Role in the Advertising Classroom. Journal of Advertising Education, v. 14, n. 1, p. 20–27, 1 maio 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/109804821001400107>.
MANCA, Stefania; RANIERI, Maria. “Yes for Sharing, No for Teaching!”: Social Media in Academic Practices. The Internet and Higher Education, v. 29, p. 63–74, 1 abr. 2016.
MASON, Robin. Learning technologies for adult continuing education. Studies in Continuing Education, v. 28, n. 2, p. 121–133, 1 jul. 2006. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/01580370600751039>.
MOGHAVVEMI, Sedigheh et al. Social media as a complementary learning tool for teaching and learning: The case of youtube. International Journal of Management Education, v. 16, n. 1, p. 37–42, 2018.
SCHULMEISTER, Rolf. Is There a Net Gener in the House? Dispelling a Mystification. eleed ; 5 , 1, v. 1, 1 jul. 2009.
SCOTT, Natalie; GOODE, Debbie. The use of social media (some) as a learning tool in healthcare education: An integrative review of the literature. Nurse Education Today, v. 87, n. November 2019, p. 104357, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104357>.
SMITH, Erika E. “A real double-edged sword:” Undergraduate perceptions of social media in their learning. Computers and Education, v. 103, p. 44–58, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2016.09.009>.
STATISTA. Leading countries based on Instagram audience size as of April 2020. Disponível em: <https://www.statista.com/statistics/578364/countries-with-most-instagram-users/>. Acesso em: 23 jul. 2020.
STEPHENS, Teresa M; GUNTHER, Mary E. Twitter, Millennials, and Nursing Education Research. Nursing Education Perspectives, v. 37, n. 1, 2016. Disponível em: <https://journals.lww.com/neponline/Fulltext/2016/01000/Twitter,_Millennials,_and_Nursing_Education.6.aspx>.
TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony D. Innovating the 21st century: it’s time. Educause Review, v. 45, n. 1, p. 16–29, 2010.
TAY, Elaine; ALLEN, Matthew. Designing social media into university learning: technology of collaboration or collaboration for technology? Educational Media International, v. 48, n. 3, p. 151–163, 1 set. 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09523987.2011.607319>.
YU, Angela Yan et al. Can learning be virtually boosted? An investigation of online social networking impacts. Computers and Education, v. 55, n. 4, p. 1494–1503, 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2010.06.015>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).