METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO INICIAL: INVESTIGANDO REFLEXOS NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Humberto Vinício Altino Filho Centro Universitário UNIFACIG
  • Celia Maria Fernandes Nunes
  • Ana Cristina Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i4.2768

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar se e como o uso de Metodologias Ativas na formação de professores de Matemática se reflete, em alguma medida, na prática docente de egressos que estão lecionando. A coleta de dados se deu por meio de: entrevistas com duas coordenadoras e com três egressos do curso em questão, questionário aplicado aos egressos dessa instituição formados entre 2014 e 2016, e observações de aulas dos três professores egressos. Os resultados evidenciam a existência de alguns reflexos das Metodologias Ativas na prática docente atual desses egressos, principalmente na mescla de momentos expositivos e momentos com formatos mais ativos ao longo das aulas de Matemática ministradas por eles, bem como na valorização das interações entre pares e nas tarefas práticas propostas. Observou-se ainda um destaque à aprendizagem em grupos, e, em alguns casos, à aprendizagem por projetos.

Biografia do Autor

Humberto Vinício Altino Filho, Centro Universitário UNIFACIG

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG). Professor e Analista Educacional no Centro Universitário UNIFACIG.

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Publicado

2021-09-13

Edição

Seção

Dossiê: Metodologias Ativas de Aprendizagem