A CONDIÇÃO DE SER PLANTONISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Carla Cristina de Almeida Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Jurema Barros Dantas Universidade Federal do Ceará
  • Adryssa Bringel Dutra Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i3.3579

Palavras-chave:

Clínica contemporânea, Contemporaneidade, Plantão Psicológico

Resumo

Esse trabalho é o resultado da análise da experiência da atuação prática dos alunos de psicologia no projeto Plantão Psicológico vinculado ao LAPFES do departamento de psicologia da UFC. Entendendo a prática do plantão como ferramenta importante para a formação do futuro terapeuta e abrangente em suas ações junto à comunidade, torna-se relevante a análise da experiência dos estudantes na condição de plantonistas. Utilizamos 79 relatos, produzidos entre 2018 e 2022. Optamos por um estudo exploratório qualitativo sob a perspectiva fenomenológica, com intuito de uma aproximação da realidade vivida para além da soma das menções dos fatos observados. Os resultados mostraram que o plantão é uma prática diferenciada da clínica tradicional, importante para a formação por contribuir com a experiência prática e a produção efetiva de ações de cuidado, fazendo pensar o fazer psicológico deslocado da rigidez técnica do contexto acadêmico e ainda, como ferramenta de política pública, que abraça diferentes realidades sociais e acolhe diversas demandas clínicas.

Biografia do Autor

Carla Cristina de Almeida Gomes, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Psicologia pela UFC. Psicóloga no serviço de emergência do SAMU.

Jurema Barros Dantas, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFC. Coordenadora do LAPFES/UFC. Professora do Mestrado Profissional em Saúde da Família RENASF/UFC.

Adryssa Bringel Dutra, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Psicologia pela UFC. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFC. Professora da Faculdade Princesa do Oeste/CE.

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Publicado

2023-12-12

Edição

Seção

Ciências da Saúde